Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória

Evento acontece entre os dias 01 e 03 de setembro e terá domo de experimentos do Instituto Amazônia 4.0

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Marina da Glória será palco de um dos principais eventos voltados à bioeconomia mundial. A décima edição do Green Rio / Green Latin America – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde – acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, com entrada gratuita. A edição de 2022 volta a ser 100% presencial após a pandemia da Covid-19 e vai marcar o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro.

O orador do Green Rio será Alexandre Alonso Alves, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia. O Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTI), Paulo Alvim também confirmou presença no evento.

De forma inédita, o Green Rio terá uma atração que vai despertar a curiosidade dos participantes: o domo geodésico do Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, que junta ancestralidade e futurismo. “O objetivo é proporcionar algumas experiências, colocando os nossos equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido”, diz Ismael Nobre, diretor do Instituto, que desenvolve tecnologias e métodos avançados para transformar insumos amazônicos em produtos de altíssimo valor agregado, desenvolver uma bioindústria poderosa, capacitar o povo local em produção e em negócios e criar alternativas urgentemente necessárias contra o desmatamento.

O evento vai receber, mais uma vez, o German-Brazilian Bioeconomy Workshop, que terá presença de importantes instituições, como o MCTI e a Fiocruz. A Fundação vai apresentar o programa ArticulaFito, uma pesquisa em parceria com a Alemanha sobre plantas voltadas para a produção de cosméticos e fitoterápicos.

Advertisement

Nesse ano de 2022, pela primeira vez, o evento terá a presença do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicoob Rio. Em um estande, o time de negócios das cooperativasfiliadas ao Sicoob Rio, oferecerá produtos e serviços financeiros, como crédito, consórcio, financiamento, seguros, dentre outros, para opúblico empresarial, produtores rurais (associações, cooperativas, outros), profissionais autônomos e consumidores interessados em economia verde e sustentabilidade.

Outra novidade será a realização da primeira ação na América Latina do AL-INVEST VERDE PI – Fundo europeu para a promoção da propriedade intelectual ao serviço da inovação -, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo do projeto – um dos eixos do programa Al-Invest Verde – é promover uma maior utilização e eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do MERCOSUL, criando oportunidades de cooperação em pesquisa e estimulando a competitividade e a inovação, incluindo a inovação verde.

Ao longo dos três dias de programação, nomes como da professora Sabine Schlüter – do projeto Trabbio, das universidades alemãs Clausthal e Colônia – e Geiza Rocha, secretária-geral do fórum permanente de desenvolvimento da Alerj, que vão falar sobre tema como “Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia” e “Rio se Janeiro Cenários, Desafios e Oportunidades”, respectivamente.  

A expectativa é muito grande para a realização do Green Rio de forma totalmente presencial, nessa retomada pós-pandemia. Um dos nossos diferenciais é que todo novo evento tem uma consequência do anterior. Nesse, eu cito o exemplo da parceria da Fiocruz com a Alemanha. Essa conversa foi iniciada na edição de 2021 e espero que a parceria tenha sequência na próxima edição”, diz Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.

A feira vai reunir mais de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. Nos dias 02, às 16h, e 03, às 10h30, acontecerão duas oficinas de gastronomia do supermercado Zona Sul. As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link. Em relação às palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO:

  • Green Rio 2022
  • Dias: 01, 02 e 03 de setembro
  • Horários:
  • Quinta – 01 – A partir das 10h
  • Sexta – 02 – A partir das 09h30
  • Sábado – 03 – A partir das 10h
  • Local: Marina da Glória
  • Endereço: Avenida Infante Dom Henrique S/N – Local – Glória
  • Inscrições para as atividades: https://www.greenrio.com.br/index.php/cadastro-visitante-green-rio/.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui