Evento gratuito de bioeconomia mundial será realizado na Marina da Glória

Evento acontece entre os dias 01 e 03 de setembro e terá domo de experimentos do Instituto Amazônia 4.0

Foto: Divulgação

A Marina da Glória será palco de um dos principais eventos voltados à bioeconomia mundial. A décima edição do Green Rio / Green Latin America – plataforma para negócios, inovação e pesquisa em bioeconomia e economia verde – acontece entre os dias 01 e 03 de setembro, com entrada gratuita. A edição de 2022 volta a ser 100% presencial após a pandemia da Covid-19 e vai marcar o Dia da Amazônia, comemorado em 5 de setembro.

O orador do Green Rio será Alexandre Alonso Alves, Chefe Geral da Embrapa Agroenergia. O Ministro da Ciência e Tecnologia (MCTI), Paulo Alvim também confirmou presença no evento.

De forma inédita, o Green Rio terá uma atração que vai despertar a curiosidade dos participantes: o domo geodésico do Laboratório Criativo do Instituto Amazônia 4.0, que junta ancestralidade e futurismo. “O objetivo é proporcionar algumas experiências, colocando os nossos equipamentos 4.0, demonstrando o processo de agregação de valor da amêndoa de cacau até o chocolate produzido”, diz Ismael Nobre, diretor do Instituto, que desenvolve tecnologias e métodos avançados para transformar insumos amazônicos em produtos de altíssimo valor agregado, desenvolver uma bioindústria poderosa, capacitar o povo local em produção e em negócios e criar alternativas urgentemente necessárias contra o desmatamento.

O evento vai receber, mais uma vez, o German-Brazilian Bioeconomy Workshop, que terá presença de importantes instituições, como o MCTI e a Fiocruz. A Fundação vai apresentar o programa ArticulaFito, uma pesquisa em parceria com a Alemanha sobre plantas voltadas para a produção de cosméticos e fitoterápicos.

Nesse ano de 2022, pela primeira vez, o evento terá a presença do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicoob Rio. Em um estande, o time de negócios das cooperativasfiliadas ao Sicoob Rio, oferecerá produtos e serviços financeiros, como crédito, consórcio, financiamento, seguros, dentre outros, para opúblico empresarial, produtores rurais (associações, cooperativas, outros), profissionais autônomos e consumidores interessados em economia verde e sustentabilidade.

Outra novidade será a realização da primeira ação na América Latina do AL-INVEST VERDE PI – Fundo europeu para a promoção da propriedade intelectual ao serviço da inovação -, com o apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo do projeto – um dos eixos do programa Al-Invest Verde – é promover uma maior utilização e eficácia dos direitos de Propriedade Intelectual (PI), particularmente nos países do MERCOSUL, criando oportunidades de cooperação em pesquisa e estimulando a competitividade e a inovação, incluindo a inovação verde.

Ao longo dos três dias de programação, nomes como da professora Sabine Schlüter – do projeto Trabbio, das universidades alemãs Clausthal e Colônia – e Geiza Rocha, secretária-geral do fórum permanente de desenvolvimento da Alerj, que vão falar sobre tema como “Transformação dos Resíduos de Biomassa em Materiais Manejáveis e Fontes de Energia” e “Rio se Janeiro Cenários, Desafios e Oportunidades”, respectivamente.  

A expectativa é muito grande para a realização do Green Rio de forma totalmente presencial, nessa retomada pós-pandemia. Um dos nossos diferenciais é que todo novo evento tem uma consequência do anterior. Nesse, eu cito o exemplo da parceria da Fiocruz com a Alemanha. Essa conversa foi iniciada na edição de 2021 e espero que a parceria tenha sequência na próxima edição”, diz Maria Beatriz Costa, coordenadora do Green Rio.

A feira vai reunir mais de 90 expositores, que vão oferecer produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. Nos dias 02, às 16h, e 03, às 10h30, acontecerão duas oficinas de gastronomia do supermercado Zona Sul. As inscrições para as atividades podem ser feitas no local ou por meio do link. Em relação às palestras/workshop, os lugares são por ordem de chegada.

SERVIÇO E PROGRAMAÇÃO:

  • Green Rio 2022
  • Dias: 01, 02 e 03 de setembro
  • Horários:
  • Quinta – 01 – A partir das 10h
  • Sexta – 02 – A partir das 09h30
  • Sábado – 03 – A partir das 10h
  • Local: Marina da Glória
  • Endereço: Avenida Infante Dom Henrique S/N – Local – Glória
  • Inscrições para as atividades: https://www.greenrio.com.br/index.php/cadastro-visitante-green-rio/.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui