No próximo domingo (17/09) o evento “Música no Museu” trará o seu único concerto vocal deste mês, que é especialmente notável por ser chamado de “Mês dos Pianos” pois todos os recitais estão focados em performances com teclados, totalizando um impressionante conjunto de 13 apresentações.
O talentoso Rodrigo Mathias, tenor leggero, de apenas 22 anos, terá a companhia do experiente pianista Claudio Vettori. Mathias apresentará árias de óperas e canções líricas que são verdadeiros clássicos na voz de Luciano Pavarotti (1935-2007). Esta apresentação terá início às 13h e ocorrerá no Museu da República, situado na Rua do Catete, n° 153. E com entrada gratuita.
O duo se destacará com performances de duas obras notáveis: “Pourquoi Me Réveiller” da ópera “Werther” (1892) de Jules Massenet e “Mattinata” (1904) de Ruggero Leoncavallo.
Ao cantar acompanhado apenas por um piano, em vez de uma orquestra completa, o jovem tenor observa que a única diferença perceptível é a capacidade de controlar com mais precisão o volume de sua voz. Isso ocorre porque, em apresentações com mais instrumentos, a voz do cantor tende a se misturar com os outros sons, tornando-se menos audível.
E além do duo, o recital contará com a participação do pianista Victor Carvalho, que subirá ao palco para interpretar a “Sonata Op. 13” de Beethoven.
Confira a Programação do “Mês dos Pianos” no evento “Música no Museu”:
Quinta-Feira, 14 de Setembro, às 15h
- Apresentação de Alda Leonor ao piano, com um repertório que inclui Bach, Beethoven, Chopin, Schumann, Nepomuceno, Arthur Napoleão, Villa-Lobos e Diva Lyra.
- Local: CCJF – Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Centro-Cinelândia).
Domingo, 17 de Setembro, às 13h
- Claudio Vettori no piano e Rodrigo Mathias como tenor, interpretando obras de Massenet e Leoncavallo.
- Local: Museu da República (Rua do Catete, 153, Catete).
Quarta-Feira, 20 de Setembro, às 12h30
- Apresentação de Cecília Pessini e Maria Teresa Soares ao piano.
- Local: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro-Candelária).
Todas essas apresentações oferecem entrada franca.