Everton: Com o verão batendo à porta, Rio reencontra vocações na geração de empregos

Secretário Municipal do Trabalho, Everton Gomes, mostra como o Verão traz empregos para o Rio de Janeiro, seja em hotéis, bares ou comércio, da Zona Sul à Zona Norte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Novo quiosque do Clássico em Ipanema | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A primavera em nossa cidade tem cara de verão, com termômetros frequentemente batendo os 40 graus, mas a estação mais aguardada chega mesmo em 22 de dezembro. Época de correr às nossas praias, saborear uma boa água de coco e mergulhar nos prazeres do mar. Mas o verão, que oferece lazer e turismo popular aos trabalhadores, também tem impacto direto sobre a promoção de oportunidades em nossa cidade.

Por exemplo: o último Réveillon injetou R$ 2 bilhões na cidade. Dados do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Município do Rio apontam que boa parte dos hotéis da cidade devem contratar temporários para o verão, cobrindo do Natal ao Carnaval, com alguns estabelecimentos falando em admitir 20% a mais do que os quadros do dia a dia. Os cruzeiros, que tradicionalmente passam pela nossa capital durante o verão, já geram quase 80 mil oportunidades.

No varejo, o Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, em parceria com o SindilojasRio, fala em 12 mil empregos temporários no comércio nesse período de virada de ano. Em média, 45% deles são destinados a pessoas entre 18 e 35 anos, contribuindo para a conquista do primeiro emprego pelos jovens, um dos maiores desafios do mercado de trabalho atual. Precisamos confrontar o problema do etarismo. Não é mais possível conceber um panorama que não valorize a energia dos mais jovens e a experiência dos mais vividos.

Nossa cidade é, historicamente, o coração do comércio popular. Seja no Saara, em Madureira ou em Bangu, vemos as lojas das confecções exibindo seus modelos para o verão. É o retrato colorido de um Rio que se revigora, festeja e celebra a vida, sem deixar de incrementar a economia real e gerar empregos para os trabalhadores, trazendo dignidade e fazendo a roda girar, em um ciclo virtuoso. A melhor política social é a promoção massiva de empregos, fazendo da vida do carioca mais segura e esperançosa. Bom verão a todos e todas!

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Everton: Com o verão batendo à porta, Rio reencontra vocações na geração de empregos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui