Everton Gomes – Dia do Trabalho: Conquistas do passado, demandas do futuro

Colunista do DIÁRIO DO RIO faz reflexões sobre o mundo do trabalho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do Porto Maravilha • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O Dia do Trabalhador impõe uma série de reflexões no mundo do trabalho, afinal, em pleno século XXI, com a revolução tecnológica, surgem novos desafios, além do processo de uberização do trabalho e da demanda de empregos verdes associada ao desenvolvimento sustentável.

A legislação trabalhista, embora sempre tenha protegido o trabalhador nas relações com o capital, não consegue responder a contento às atuais demandas das novas categorias. Aliás, o processo de digitalização da economia desconstrói os empregos até então consolidados, e cria a necessidade de novas tarefas, até então não regulamentadas, ou que carecem de regras que protejam os trabalhadores. Portanto, um dos grandes desafios do mundo do trabalho é a promoção da dignidade da pessoa humana nesse contexto de consolidação da era da informação. Para isto, é fundamental a criação de medidas que promovam a melhoria das condições de trabalho e o reconhecimento dos direitos sociais dos trabalhadores que exercem estas novas funções.

Uma questão urgente, em meio à uberização do trabalho, é a necessidade de reconhecimento dos Direitos Trabalhistas dos trabalhadores de entrega, pois até aqui os seus direitos sociais, quando não ausentes, são extremamente precarizados. É necessário que a sociedade se atente para essa questão, buscando soluções protetivas para estes trabalhadores. Outro ponto essencial está atrelado ao crescimento desordenado dos grandes centros urbanos. Para que as cidades conjuguem desenvolvimento com sustentabilidade, torna-se imprescindível a criação de novos empregos verdes. O Brasil já concentra 10% dos empregos verdes e a expectativa é de que, até 2030, as energias renováveis criem 38,2 milhões de empregos no mundo.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda tem realizado diversas ações para a promoção da empregabilidade, geração de renda e bem- estar do trabalhador carioca. Neste primeiro de maio, lançaremos o Programa “Trabalha Rio”, que tem como objetivo principal levar vagas de emprego e oportunidades para as comunidades da cidade. É uma ferramenta essencial para combater o desemprego e a desigualdade social, permitindo que mais pessoas tenham acesso a empregos formais e melhores condições de vida.

Advertisement

A iniciativa funciona como um catalisador, conectando empresas que buscam novos talentos e profissionais que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Através do formulário disponibilizado em nossas redes, as empresas podem cadastrar suas vagas disponíveis e acessar os currículos de trabalhadores inscritos no programa. Por outro lado, os profissionais podem manter seus currículos atualizados e se candidatar às oportunidades abertas.

Em abril, a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio, lançou o primeiro relatório do Observatório Carioca do Trabalho, um espaço de produção de conhecimento e debate social, formado por uma rede que monitora informações e analisa dados estatísticos, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas de trabalho e renda desenvolvidas na cidade do Rio de janeiro. O primeiro estudo do grupo foi referente aos impactos na empregabilidade e renda produzidos pelas mudanças na capacidade operacional dos aeroportos cariocas, que após o relatório preliminar, segue se aprofundando nas informações para que possamos criar uma política de proteção aos trabalhadores do setor aeroviário. O observatório analisou os dados do CAGED de março. O setor que mais contratou no mês foi, novamente, o de hotelaria e alimentação. Foram admitidos 9.116 trabalhadores no setor de hotelaria e alimentação, sendo 6.968 cozinheiras, garçons, sommeliers, copeiros e atendentes de bar, das quais 4.221 do sexo feminino, ou seja, mais de 60%. Os números mostram a importância do setor para a empregabilidade das mulheres já que a média geral no mercado de trabalho carioca revela que elas ocupam apenas 43% das posições.

Em um país onde o desemprego ainda é um problema grave, programas como esses são fundamentais para a criação de uma sociedade mais justa e inclusiva. Este é o nosso compromisso na defesa da dignidade dos nossos trabalhadores. Se quisermos defender a cidadania com plena justiça social, além de promovermos políticas que protejam o trabalhador, temos que levar adiante uma série de ações que, doravante, assegurem o pleno emprego para a nossa brava gente brasileira. Só assim poderemos trazer uma vida melhor para os nossos trabalhadores!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Everton Gomes - Dia do Trabalho: Conquistas do passado, demandas do futuro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui