Everton Gomes – Empregabilidade no Rio: 50 mil novos postos de trabalho impulsionam o desenvolvimento econômico e social da cidade

Colunista do DIÁRIO DO RIO fala sobre a importância de gerar empregos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa - Vista aérea do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

Essa época do ano é marcada pela efervescência do mercado de trabalho, especialmente no comércio e na indústria, com as contratações de trabalhadores para as vagas temporárias voltadas para festas como o Natal. Essas oportunidades são muito importantes, pois basta conversar com os trabalhadores do comércio, por exemplo, para saber que muitos deles ingressaram no mercado de trabalho justamente assim, como temporários. Mas os dados de empregabilidade no Rio mostram muito mais. Sem deixar de lado a atenção a quem deseja se capacitar para o empreendedorismo, focamos nossa gestão na geração dos empregos formais, por entendermos que é a carteira assinada que verdadeiramente protege, com as garantias da CLT e da Previdência Social.

Desde o início do ano, há um saldo positivo de 50 mil novas vagas de empregos no Rio, com quase 600 mil admissões acontecendo nesse período. Os números do Caged recentemente divulgados mostram ótimos resultados em diferentes setores em crescimento, como o da construção civil. Desde fevereiro, mês em que iniciamos nossa gestão à frente da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio, temos saldo positivo de vagas de emprego em todos os meses do ano, com mais admissões do que demissões na cidade. Apenas em setembro, foram mais de oito mil novas oportunidades. Nosso Observatório Carioca do Trabalho está atento aos índices, formulando análises que nos permitirão otimizar os resultados já bons, e melhorar aqueles que ainda podem ser impulsionados.

O Rio renasce, na esteira de políticas públicas para a geração de empregos que levam em consideração as demandas do novo mundo do trabalho sem descuidar da proteção ao trabalhador, razão de ser de uma prática política voltada para a redução das desigualdades e a promoção da justiça social. Para isso, é importante ir até bem perto de quem mais necessita. As ações itinerantes do Trabalha Rio percorrem toda a cidade, levando inscrições em processos seletivos de empresas, em cursos de qualificação pelo programa Rio + Cursos e tirando dúvidas sobre temas ligados à área de recursos humanos, como montagens de currículos. No sábado, dia 11, estaremos na Praça do Tijolinho da Cacuia, na querida Ilha do Governador, atendendo a quem mais precisa, a partir das 10h. E estaremos onde mais for necessário, sempre levando em consideração as necessidades dos trabalhadores.

O trabalho, ao prover dignidade, dá sentido à vida das pessoas e permite às famílias progredirem, geração após geração, reduzindo a desigualdade social por meio de dois instrumentos sólidos: salário e formação. A melhor política social é gerar empregos formais. E nós estamos ao lado dos trabalhadores para promover a inclusão e o progresso.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Everton Gomes - Empregabilidade no Rio: 50 mil novos postos de trabalho impulsionam o desenvolvimento econômico e social da cidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui