Everton Gomes: No Dia do Trabalhador, é preciso celebrar quem faz a diferença

Secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio fala sobre o Dia do Trabalhador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

“O trabalho é o maior de elevação da dignidade humana”. A frase do presidente Getúlio Vargas (1882-1954) nos remete a uma questão essencial: trabalhar traz conquistas materiais, mas também oferece sentido à vida. É pela vida laboral que construímos nossos legados. É por ela que nossas mãos e mentes moldam o futuro das gerações que virão. Por isso, celebrar os trabalhadores é consagrar quem é responsável pelo progresso do Brasil. É a partir do suor de quem acorda cedo, pega o trem lotado e batalha pelo pão de cada dia que cada benfeitoria é construída.

Nós, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, definimos, desde o início da nossa gestão, um norteador: somos trabalhadores que vestimos a camisa dos trabalhadores. Facilitamos o emprego formal, com as proteções da CLT e da Previdência Social – a partir de fevereiro de 2023, quando assumimos, foram geradas quase cem mil novas oportunidades formais de emprego na cidade. Capacitamos e qualificamos para seus ofícios quatro mil trabalhadores em cursos próprios e em parceria, combatemos as discriminações no mercado de trabalho, certificando empresas comprometidas com a inclusão em suas admissões. E nos orgulhamos de ter lançado um programa de absorção de jovens aprendizes pela estrutura da Prefeitura do Rio, com mais de 400 jovens de 14 a 22 anos que têm suas primeiras oportunidades remuneradas na administração pública municipal, ao mesmo tempo em que aprendem, em aulas teóricas, a profissão de assistentes administrativos.

Acreditamos que o maior presente que um trabalhador pode receber é a segurança no presente e a confiança no futuro. É alimentado por certezas que um trabalhador compra um carro, marca o casamento, planeja filhos, financia uma casa. Sem deixar de lado o amparo técnico a quem deseja empreender, valorizamos os vínculos formais. Queremos um trabalhador bem remunerado, permanentemente atualizado para os desafios do novo mundo do trabalho, consciente de sua condição de brasileiro, orgulhoso de nosso país e livre em sua cidadania.

Para celebrar conquistas e semear o futuro, o Festival do Trabalhador que a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda patrocinará neste 1º de maio no Parque Madureira Mestre Monarco, trará, muito além das apresentações musicais do Fundo de Quintal, do Clareou, da bateria do Império Serrano e de diversos artistas populares locais, todo o nosso cardápio de oportunidades de empregos formais, capacitação, qualificação, apoio ao micro e pequeno empresário, ações de lazer e orientação profissional e muito mais. Das 9h às 16h, estaremos empenhados nos serviços aos trabalhadores. E vamos até depois das 22h, com a programação artística, celebrando essa que é a nossa data, o dia de quem constrói o Brasil.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Everton Gomes: No Dia do Trabalhador, é preciso celebrar quem faz a diferença
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui