Exaustão mental: especialista do Rio comenta e dá dicas de como lidar com o mal que afeta milhares de brasileiros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Insônia, irritabilidade, cansaço físico e mental, dificuldade de concentração e dores no corpo, são alguns dos sintomas desencadeados pela exaustão mental. Nas redes sociais, uma avalanche de postagens em tom de desabafo toma conta do debate online, onde os internautas revelam diariamente as dificuldades que enfrentam por estarem “exaustos”. Mas o que seria de fato essa exaustão mental? Como surge? Como tratar?

Segundo a pesquisa do Datafolha Saúde Mental dos Brasileiros 2022, metade dos brasileiros já viveu alguma situação de esgotamento mental, ou testemunhou alguém próximo que passou pela situação. O Brasil tem dados alarmantes quando o assunto é instabilidade psíquica: o país ocupa o segundo lugar em casos diagnosticados da Síndrome de Burnout – esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho -, de acordo com dados de um estudo da International Stress Management Association (Isma). Já a depressão, acomete mais de 11 milhões de brasileiros, segundo mapeamento da Organização Mundial de Saúde (OMS). O transtorno de ansiedade, atinge 26% da população brasileira, cerca de 18 milhões de pessoas, segundo a OMS.

O psicólogo clínico especializado em Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e diretor do Centro de Mindfulness, Vitor Friary, explica como identificar e lidar com a exaustão mental, que pode ter consequências graves na qualidade de vida: “Lembre-se, cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. Ao identificar os sintomas iniciais, é fundamental começar a cuidar, mudar hábitos e procurar um profissional para o tratamento adequado”, destacou Friary.

Advertisement

Leia a entrevista na íntegra:

O que é exaustão mental?

A exaustão mental é um estado de fadiga persistente que afeta o funcionamento cognitivo e emocional, resultando em diminuição do desempenho e bem-estar. Em particular, esse estado faz com que a pessoa tenha pensamentos negativos, e se sinta mais desanimada e angustiada de realizar tarefas esperadas do dia a dia.

Como podemos identificá-la?

Sinais incluem dificuldade de concentração, irritabilidade, fadiga constante, insônia e falta de motivação. Avaliar mudanças no padrão de sono e comportamento é crucial.

Nos dias de hoje é possível viver sem esse problema?

Dada a natureza do mundo moderno, é desafiador evitar completamente a exaustão mental. No entanto, estratégias de gerenciamento podem minimizar seus impactos e podemos aprender a gerenciar melhor pensamentos e emoções.

Que tipo de situação a exaustão se manifesta?

Situações de pressão no trabalho, conflitos pessoais, sobrecarga de responsabilidades e a constante exposição a estímulos digitais são comuns desencadeadores de exaustão. Negligenciados, os sintomas da exaustão podem agravar para um estado de Burnout e até mesmo um transtorno mental mais grave.

Todos temos algum tipo de exaustão mental?

Sim, em graus variados. A intensidade pode ser diferente, mas a exposição à exaustão mental é praticamente universal. Algumas pessoas têm mais vulnerabilidade dependendo das condições psicológicas, sociais e biológicas que se encontram.

Isso é motivo de preocupação?

Sim, a exaustão mental prolongada pode levar a problemas de saúde física e mental. É crucial reconhecê-la e buscar estratégias de enfrentamento para que a pessoa possa viver uma vida com harmonia, saúde e vitalidade. Ninguém está fadado a viver com exaustão.

Você tem alguma dica para mantê-la controlada que utiliza elementos da terapia cognitiva e o mindfulness?

Praticar o reconhecimento de pensamentos negativos, reestruturá-los de maneira mais positiva, isto é, analisando as situações e passando a vê-las de uma maneira mais otimista e confiante. O que também pode ajudar é incorporar práticas de meditação e relaxamento como o mindfulness na rotina diária, mesmo que em curtos momentos do dia, como trazer a atenção à respiração por cinco minutos e realizar ações mais conectadas com o sentido de estar presente e menos nos pensamentos. Tudo isso pode ajudar a controlar a exaustão mental.

O que é Mindfulness?
Outro nome para o Mindfulness é “meditação da atenção plena”, o termo ajuda na compreensão da essência desta prática. Durante a meditação Mindfulness o praticante convida a sua mente a estar focada no momento presente, evitando assim divagações entre o passado e futuro, experimentando sensações de contentamento e tranquilidade.

Deixe-nos uma mensagem de incentivo:

Encontre momentos para recarregar as suas baterias e revitalizar, pratique se perdoar pelas coisas que muitas vezes não podemos dar conta, de verdade, e busque apoio quando necessário. Inclusive se em algum momento precisar peça ajuda a outras pessoas na realização das suas tarefas. Pequenas mudanças no dia a dia podem fazer uma grande diferença.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exaustão mental: especialista do Rio comenta e dá dicas de como lidar com o mal que afeta milhares de brasileiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui