Expectativa com a gestão da prefeitura cresce entre os jovens, segundo Instituto Rio21

O Instituto Rio21 realizou a 4ª edição da Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal e traz detalhes sobre o sentimento e as expectativas da juventude carioca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Pessoas andam pelo centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Por: Ana Flávia Assumpção (Diretora de Pesquisa) e Felipe Lamarca (Assistente de Pesquisa)

O Instituto Rio21 realizou a 4ª edição da Pesquisa de Avaliação da Gestão Municipal em parceria com o Diário do Rio. Desta vez, trazendo informações mais detalhadas sobre o sentimento e as expectativas da juventude carioca em relação à atual gestão. Boa parte da população carioca entre 16 e 24 anos se diz feliz ou muito feliz por morar na cidade. Entre março e julho de 2022 esse indicador aumentou, correspondendo a praticamente 44% dos jovens nessa faixa etária:

image 37 Expectativa com a gestão da prefeitura cresce entre os jovens, segundo Instituto Rio21

Os dados são menos positivos em outras faixas etárias, em especial entre 50 e 59 anos. Nesse caso, menos de 20% da população afirma ser feliz ou muito feliz por ser carioca em julho de 2022.

A respeito da gestão, a quantidade de jovens otimistas ou muito otimistas aumentou bastante e hoje está próxima dos 50% – um aumento de quase 13% em relação ao monitoramento realizado em março deste ano:

Advertisement
image 38 Expectativa com a gestão da prefeitura cresce entre os jovens, segundo Instituto Rio21

Por outro lado, atualmente apenas 23,2% das populações entre 25 e 29 anos e entre 50 e 59 anos fazem essa mesma avaliação.

A expectativa em relação à gestão foi o índice que apresentou maior crescimento em relação ao monitoramento de março de 2022, entre os jovens cariocas. Agora mais da metade da população entre 16 e 24 anos acredita que os próximos 6 meses da gestão serão bons ou ótimos:

image 39 Expectativa com a gestão da prefeitura cresce entre os jovens, segundo Instituto Rio21

Outras faixas etárias, apesar de menos otimistas, ainda apresentam boas expectativas para o futuro da atual gestão da Prefeitura: em todos os casos, pelo menos 40% esperam que os próximos 6 meses sejam bons ou ótimos.

O sentimento do carioca em relação a viver na cidade e suas expectativas em relação à Prefeitura variam bastante conforme a idade, mas os índices evoluíram positivamente entre os jovens. A atual gestão do Prefeito Eduardo Paes criou em janeiro de 2021 uma Secretaria voltada especificamente para a população jovem da cidade – a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio).

Esse órgão atua em uma série de frentes, e um exemplo é a promoção de eventos, cursos e programas voltados para a juventude carioca. A existência da Secretaria mostra a atenção que esta gestão municipal tem dado aos jovens, e as ações desenvolvidas pelo órgão podem ser um dos fatores que influenciaram na melhora dos índices de avaliação da Prefeitura entre aqueles que têm entre 16 e 24 anos.

Entre os dias 27 de junho e 4 de julho de 2022, o Instituto Rio21 ouviu 1340 moradores da capital de forma online.

A próxima edição está prevista para ser realizada no mês de outubro, dando continuidade a um ciclo de pesquisas periódicas que deverá perdurar até o final desta gestão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Expectativa com a gestão da prefeitura cresce entre os jovens, segundo Instituto Rio21
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui