Expectativa dos consumidores fluminenses melhora em junho, segundo pesquisa

Sondagem da Fecomércio mostrou que percentual de consumidores que acreditam na retomada subiu de 22,2% na última pesquisa para 26,8%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saara, no centro do Rio. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Uma sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 314 consumidores do estado do Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 30 de junho, mostrou que o índice geral registrou avanço de 5,5% em junho (89,4 pontos) em relação a maio (84,7). O indicador foi puxado pela melhora dos gastos com bens duráveis nas situações presente e futura.

A situação presente, que no mês passado ficou em 75,0 pontos, subiu em junho para 77,4, o que representa um crescimento de 3,2%. O destaque foi o consumo de bens duráveis que passou de 74,9 pontos para 85,0.

A situação futura também apresentou elevação de 91,1 pontos, em maio, para 97,3, em junho, com igual ênfase para o consumo de bens duráveis. O aumento foi de 6,8%. Na pesquisa anterior, o índice era de 89,6 pontos, passando em junho para 99,0.

A expectativa para a economia fluminense também teve crescimento em relação a maio. O percentual de consumidores que acreditam na retomada subiu de 22,2% na última pesquisa para 26,8% na atual. É a segunda melhor marca do ano, perdendo apenas para janeiro de 2023.

Advertisement

“Devido à tendência de desaceleração da inflação e queda do dólar, e consequentemente a perspectiva de queda da taxa referencial de juros da economia, esperamos que o segundo semestre seja marcado pela consolidação deste movimento positivo”, destacou o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Expectativa dos consumidores fluminenses melhora em junho, segundo pesquisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui