Exposição celebra as marcas italianas na arquitetura do Rio

A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de abril. O Polo Cultural ItalianoRio, no Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Comemorando os 150 anos da imigração italiana no Brasil, uma nova exposição lança luz sobre a influência marcante da arquitetura italiana na paisagem carioca. A mostra intitulada “Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca” apresenta um conjunto de 40 fotografias em preto e branco, capturadas pelo professor de Arte e Design da Universidade a Veiga de Almeida, Aristides Corrêa Dutra. A lista dos 19 criadores homenageados na exposição inclui dois nomes nascidos no Brasil

A exposição destaca diversos imóveis projetados por italianos, espalhados pela Zona Sul e pelo Centro da cidade. Locais emblemáticos como o Parque Lage, no Jardim Botânico, e o Modesto Leal, em Laranjeiras, assim como o Edifício Seabra, no Flamengo, e o Moinho Fluminense, na Gamboa, estão entre os destaques da mostra.

A exposição revela a amplitude e a difusão da influência italiana na arquitetura carioca. Por meio de imagens detalhadas e pesquisas minuciosas, a amostra oferece uma visão envolvente de um Rio de Janeiro profundamente influenciado pela estética e expertise dos arquitetos italianos.

A exposição acontecerá no Polo Cultural ItalianoRio, inaugurado no fim de fevereiro, no Centro. 

Aristides Corrêa Dutra, fotógrafo, artista visual e professor universitário, é o responsável pelas fotografias que revelam o rico legado da arquitetura italiana no Rio de Janeiro. Sua abordagem e seu olhar sensível capturam a essência e a beleza dos edifícios que moldaram a paisagem urbana da cidade ao longo dos anos.

A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de abril. O Polo Cultural ItalianoRio fica na Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, no Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição celebra as marcas italianas na arquitetura do Rio
lapa dos mercadores 2024 Exposição celebra as marcas italianas na arquitetura do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui