Exposição de coração de D. Pedro I chega ao Brasil nesta segunda-feira

Dom Pedro I viveu no Rio de Janeiro, onde realizou inúmeros feitos marcantes para a história do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Youtube/Irmandade da Lapa

Nesta segunda-feira (22/08), o coração de Dom Pedro I deve chegar ao Brasil, onde ficará exposto, no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil.

O órgão, que está em Portugal, será transportado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O coração virá na cabine de passageiros de um avião da FAB e três autoridades portuguesas, além de um representante do governo brasileiro, acompanham a viagem.

A chegada, em Brasília, está prevista para as 9h30 desta segunda. Na terça-feira (23/08), haverá uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). A família imperial foi convidada para o evento. No evento, o coração do imperador não será exibido. Depois, o órgão ficará em exibição “controlada” até às comemorações do bicentenário da independência, no dia 07 de setembro.

O coração de D. Pedro regressa à cidade do Porto no dia 09 de setembro, ficando novamente em exposição nos dias 10 e 11 de setembro, antes de voltar a ser guardado.

Advertisement

Dom Pedro I e sua relação com o Rio

Dom Pedro I foi o primeiro Imperador do Brasil e governou durante o período de 1822 e 1831. Quando ele tinha apenas 9 anos de idade, se mudou junto com sua família para o Brasil, quando passaram a viver na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Na cidade, D. Pedro realizou inúmeros feitos marcantes para a história do país.

Um desses momentos ocorreu em 9 de janeiro de 1822, quando o então príncipe regente anunciou que não voltaria para Lisboa, como as Cortes portuguesas exigiam, e permaneceria no Brasil. A data ficou conhecida como Dia do Fico. Também foi no Rio que nasceu Maria da Glória, a filha de Dom Pedro que reinou em Portugal.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição de coração de D. Pedro I chega ao Brasil nesta segunda-feira
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui