Exposição entra em cartaz na Cidade das Artes no combate à violência contra a mulher 

No mês do Dia Internacional da Mulher, mostra traz reflexões sob a perspectiva da arte e oferecerá ao público palestras sobre empoderamento feminino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma exposição de arte itinerante que convida ao diálogo de diversas situações da vida feminina em sociedade retratadas a partir de um encontro com o mar. A exposição Rosto de Mulher segue até 10 de março com entrada gratuita na Cidade das Artes, e traz quinze obras que contemplam da adolescência à maturidade, em um mundo marcado pelo machismo e pela violência.

Levantando a importante bandeira de combate a violência contra mulher pela perspectiva da arte, Rosto de Mulher torna leve um tema tão difícil de ser abordado. E trazendo histórias de superação, inspiradas nas cartas da mãe do diretor cinematográfico Jarsom Wayans, promete sensibilizar o público.

Os grafites e histórias em quadrinhos da artista Natf retratam ainda a selvageria da sociedade em relação às mulheres negras, que vai se conectar às fotografias da jovem indígena Isabel Figueira. O mar é o que transporta inúmeros recursos e lembranças plasmadas na obra de Luanda Maria, uma artista que revela em suas pinturas os mais obscuros silêncios e seu encontro com a natureza, finalizando com o documentário de Yasmim Dias.

Inauguração para convidados e palestras abertas ao público

Advertisement

A exposição inaugurou oficialmente no dia 28 de fevereiro com um evento restrito a convidados. Na ocasião, ocorreu a intervenção cênica dos alunos da Escola de Teatro GUDI HUD, sob a direção de Hudson Batista. Denominada “Verbos”, a dramatização propôs um debate sobre as experiências afetivas inseridas em contextos de violência: 

Até 10 de março, a mostra fica aberta ao público, das 10h às 19h, e oferece um ciclo de palestras onde serão criadas rodas de conversa, diálogo, apresentação e perguntas. Dentre a programação estão previstos os temas: “Políticas Públicas e Direitos da Mulher”; “Centros de Proteção e Acolhimento: Onde e Como Buscar Apoio”; “Autocuidado, Autoestima e Diversidade: Seja Forte, Seja Simplesmente Você” e “Mulheres no Mercado de Trabalho”.

O projeto foi aprovado no Edital de Fomento à Cultura Carioca 2022, é idealizado pela Eva Films e tem a realização da Emanuele da Sanuto Produções.

Serviço:

Exposição Rosto de Mulher

Aberto ao público: até 10 de março de 2024

Horário: 10h às 19h

Local: Cidade das Artes – Sala Eletroacústica 

Endereço: Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca

Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição entra em cartaz na Cidade das Artes no combate à violência contra a mulher 
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição entra em cartaz na Cidade das Artes no combate à violência contra a mulher 
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui