A exposição “Feminino Fiolado”, da artista e psicanalista Cláudia de Paula, estreia no dia 09 de novembro, das 10h às 18h, no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. A mostra, que aborda o universo feminino, suas imposições culturais e violências, convida o público a um percurso de reflexões sobre o papel e a construção social da mulher, especialmente em contextos de vulnerabilidade.
Em sua obra, Cláudia utiliza sua experiência com saúde mental e psicanálise para criar uma instalação que explora a temática feminina em sua dimensão cultural e histórica. O fio condutor do projeto são as diversas camadas de significados e identificações que a sociedade impõe sobre os corpos femininos. “Trabalho com habitantes de territórios periféricos marcados por violências ligadas a raça, gênero e classe. Essa vivência alicerça minha pesquisa enquanto artista”, explica Cláudia, que divide a curadoria da mostra com Marcelo Valle.
Uma experiência interativa e imersiva
A exposição convida o público a interagir, como “coautor” da obra, em uma instalação composta por uma grande trama de fios, o “fiolado”, interligando desenhos em nanquim sobre papel, painéis de poesia e objetos antigos. Cada visitante pode participar da trama com “um fio na mão”, atravessando as várias camadas da mostra. “Desenho e objetos segmentados em camadas são a materialidade dessa intervenção, que questiona os limites da identidade feminina como construção social”, afirma Cláudia.
A exposição também marca o lançamento de um diálogo com o momento histórico atual do Brasil, propondo questões e reflexões em um contexto de fortalecimento democrático.
Sobre a artista
Cláudia de Paula é psicóloga desde 1990 e psicanalista desde 2003, com ampla experiência em saúde mental e assistência social. Em paralelo à sua prática clínica, desenvolve uma carreira como artista visual desde a década de 1980, participando de diversas exposições ao longo dos últimos anos. É também autora de dois livros de poemas, “Prato” e “Língua”, publicados em 1997 e 2001, respectivamente. Além disso, ela é curadora da Ocupação “Ainda não falamos sobre isso”, em parceria com Marcelo Valle, instalada no Espaço Cultural Travessia.
Serviço
Exposição: Feminino Fiolado
Abertura: 09 de novembro (sábado), das 10h às 18h
Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro, Rio de Janeiro
Período: de 10 de novembro a 8 de dezembro
Horário de visitação: Segunda a sábado, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 16 anos