Exposição gratuita ‘Camisas Históricas das Seleções Mundiais’ chega ao Fashion Mall

Mostra terá peças históricas assinadas por craques campeões mundiais como Pelé, Maradona, Zidane, Rivelino e Cristiano Ronaldo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição "Camisas Históricas das Seleções Mundiais" (Foto: Divulgação)

O Fashion Mall recebe, pela primeira vez, a exposição “Camisas Históricas das Seleções Mundiais”. A paixão nacional, e também internacional, agora retratada no Rio de Janeiro pelas camisas assinadas por muitos jogadores que passaram pelas seleções e deixaram o seu legado para a história do futebol, como Pelé, Maradona, Neymar, Zidane, Rivelino, Cristiano Ronaldo, entre outras lendas.

Com acervo e curadoria da FastFrame, 60 quadros emoldurados com camisas de seleções mundiais, a partir de 1962, estarão expostos no Fashion Mall até o dia 15 de outubro, no Piso L1, de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Entre os destaques, mais de 20 camisas da Seleção Brasileira de campeonatos vitoriosos. As camisas de 1970, por exemplo, estarão lá presentes. Esse Mundial foi considerado uma das maiores reuniões de craques do futebol brasileiro.

Astros inesquecíveis, como Jairzinho (Botafogo), Rivelino (Corinthians), Gérson (São Paulo) e Pelé (Santos), formavam a linha de frente da Seleção e todos eles vestiam a camisa 10 em seus clubes. Tostão, que vestia a de número oito no Cruzeiro, também já vestira a 10 da Seleção antes deste evento. Ainda fazem parte do acervo camisas do enigmático time de 1982, data em que a Itália conquistou o tricampeonato. Naquele ano, o lateral-esquerdo da Seleção Brasileira, Júnior, gravou um disco onde a música principal tinha este refrão: “Voa canarinho, Voa”. Infelizmente, o craque brasileiro tinha razão: o selecionado verde-e-amarelo voou, se despedindo antes da hora.

Passando pelas camisas de 1994, a mostra relembra que o atacante Ronaldo foi o jogador mais novo a ser convocado para disputar o Mundial. Ele estava com 17 anos, assim como Pelé em 1958. Mas, a maior curiosidade deste ano foi que o jogador realmente não jogou nenhuma partida na competição. Pulando para 2002, também lembrada na exposição, temos o orgulho de revisitar um dos momentos mais importantes para o Brasil, quando a Seleção venceu todos os sete jogos que disputou e quebrou o recorde histórico de vitórias nos Mundiais. Essa foi a quinta vez que uma seleção conquistou o título da competição.

Advertisement

Leia também

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

Terminal Gentileza começa a operar para população; veja detalhes

Para complementar, entre os times internacionais estão as camisas das seleções da Alemanha, Colômbia, Coreia do Sul, Inglaterra e França. Esta é a segunda mostra sobre o tema que a FastFrame promove. A primeira aconteceu no primeiro semestre deste ano no D&D Shopping, em São Paulo. Agora, será a vez do público carioca viajar no tempo e na história do futebol mundial.

Além de disponibilizar este incrível acervo ao público do Rio de Janeiro, a FastFrame convidou o fotógrafo Ari Kaye, nome preferido dos arquitetos brasileiros, para expor algumas de suas fotos na mostra. Uma curiosidade é que Ari Kaye é filho de Ari Gomes, referência no país em fotografia esportiva, e herdou do pai a mesma paixão no registro de imagens de pessoas, paisagens e eventos.

Serviço
Exposição “Camisas Históricas das Seleções Mundiais”
Data: De 01º a 15 de outubro de 2022
Horário: De segunda a sexta-feira, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 14h às 20h.
Local: Piso L1
Entrada: Gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição gratuita 'Camisas Históricas das Seleções Mundiais' chega ao Fashion Mall

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição gratuita 'Camisas Históricas das Seleções Mundiais' chega ao Fashion Mall
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui