Exposição gratuita em Santa Teresa celebra a geometria da linguagem e poética dos sentidos 

Obras da artista Diana Lobo ficam até o dia 10/09 no Parque Glória Maria, ex das Ruínas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Repdodução Site Diana Lobo)

A exposição “Acaricio Palavras – da geometria da linguagem ao contorno dos sentidos” da poeta e artista visual Diana Lobo será realizada no Parque Glória Maria – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas. Com texto de apresentação de Theo Monteiro, a mostra traz uma fusão inovadora de duas vertentes distintas da pesquisa da artista, revelando uma jornada que parte da geometria da linguagem para provocar a ambiguidade poética dos sentidos.

Em uma delicada abordagem sobre o campo da linguagem, a artista Diana Lobo nos leva a uma exploração das formas geométricas que compõem os caracteres dos alfabetos, revelando a essência da comunicação escrita. O projeto “Desalfabetos” desvenda as mínimas partículas desses símbolos, segmentos de retas e curvas, e nos desafia a refletir sobre sua sutileza e arbitrariedade.

A série “Origens” é um exercício de colagem com imagens que representam a mesma palavra em diferentes línguas de alfabetos não-ocidentais, permitindo-nos observar a partir de um lugar de analfabetismo, onde as letras retornam ao estado de desenhos e perdem seus significados explícitos. A palavra “humano” é destacada e apresentada visualmente através da colagem de diversos alfabetos não-latinos, convidando-nos a perceber as semelhanças e estranhamentos entre as diferentes formas linguísticas.

A exposição também explora a imaterialidade do pensamento através da linguagem, alcançando uma dimensão poética onde as palavras transcendem o racional e conectam-se com o etéreo e o físico do ser humano. “Seu Toque, Minha Língua”, “Tocar o poema, Lamber o poeta”, “Dedilhar Metáforas” e “Boca-Rima” são trabalhos que celebram a ambiguidade da língua, que é simultaneamente intangível e tangível, conectando-se com os sentidos e o sensível.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Diana nos conduz por uma jornada íntima, explorando as profundezas da linguagem e da escrita, aproximando a geometria das palavras e a essência dos sentidos. “Acaricio Palavras” é uma exposição que convida o público a mergulhar em um mundo de formas, significados e conexões, revelando a poesia oculta na estrutura da comunicação escrita.

Serviço:
Acaricio Palavras – da geometria da linguagem ao contorno dos sentidos.
Parque Glória Maria – Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas.
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
De 12/08 à 10/09/2023 – De Terça à Domingo, das 9h às 18h.
Entrada gratuita.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição gratuita em Santa Teresa celebra a geometria da linguagem e poética dos sentidos 

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição gratuita em Santa Teresa celebra a geometria da linguagem e poética dos sentidos 
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui