Exposição gratuita sobre história dos DJs no Brasil está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual

Cerimônia de abertura também contou com entrega de certificados para DJs fluminenses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Gui Maia

A Biblioteca Parque Estadual, no Centro, recebe até o dia 21 de outubro, a “1ª Expo DJ – O Tempo Não Para”. Os visitantes vão embarcar em uma viagem no tempo, passando pelos últimos 50 anos de história dos DJs e discotecas do Brasil. A iniciativa, gratuita, é uma realização da Discoterj, com apoio institucional da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

Paco do Ouvidor Exposição gratuita sobre história dos DJs no Brasil está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

A mostra tem um acervo recheado de itens importantes e históricos, como o primeiro disco de Big Boy e Ademir (Baile da Pesada) e o Minidisc Deck, que representa uma mudança na década de 90, quando as mídias digitais começaram a ser utilizadas. A coleção também conta com toca-discos, mixers, rádios de pilha, equalizadores e headphones, proporcionando uma imersão à rotina profissional de um DJ. Tudo isso acompanhado de uma trilha sonora que reúne grandes “hits” que marcaram gerações.

“A ideia é mostrar a história de um personagem da cultura tão importante, que é o DJ, como ninguém nunca viu. Essa é uma profissão que deve ser reconhecida e respeitada em todos os lugares, inclusive na própria escola, onde a música deve ser pauta junto às disciplinas regulares. Queremos utilizar a biblioteca, local comumente utilizado para estudos, para estar próximo aos jovens“, explica Sergio “TR” Machado, DJ e assessor de Cultura Urbana da Sececrj.

Durante a abertura da 1ª Expo DJ, nesta quinta-feira (29/09), cerca de 200 DJs que marcaram a história do segmento, incluindo nomes como “Negralha”, “Memê” e “Corello”, receberam certificado de reconhecimento pelo trabalho realizado nas rádios e clubes em todo o país. A cerimônia fez parte da celebração pelos 39 anos da Discoterj, primeira associação de DJs e VJs da América Latina. A premiação contou com patrocínio da empresa Muzik Academy.

Advertisement

Moradores da Cidade de Deus, Cleber e Bernardo de Almeida, 45 e 14 anos, pai e filho respectivamente, caminharam juntos ao palco para receber o certificado, orgulhosos por carregarem uma tradição de três gerações de DJs na família.

“Tudo começou com meu pai, seu Evaldo. Eu o ajudava a carregar as caixas de som e aos poucos fui me interessando e aprendendo. Acabou que meu filho seguiu os mesmos passos que eu. Tá sendo maravilhoso receber esse prêmio ao lado dele. É um reconhecimento para a nossa família”, contou o DJ Cleber de Almeida.

Serviço

1ª Expo DJ – O Tempo Não Para
Data: de 29/09 a 21/10
Dias: segunda a sexta-feira
Horário: 10h às 17h
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição gratuita sobre história dos DJs no Brasil está em cartaz na Biblioteca Parque Estadual
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui