A exposição Deriva Oikos, obra inédita do Projeto Transeuntis Mundi, será apresentada de 15 a 17 de novembro no Festival Cidades Eco Criativas, no Caminho Niemeyer, em Niterói. Criada pela artista brasileira Cândida Borges e pelo colombiano Gabriel Mario Vélez, a mostra une realidade virtual, aumentada e instalações sonoras para explorar a relação entre migração, diversidade cultural e sustentabilidade.
Com elementos que incluem fotografia, projeções e música generativa, Deriva Oikos propõe uma reflexão sobre a “casa” do ser humano — o planeta Terra. Inspirada na palavra grega “Oikos”, que significa “casa” e é a raiz de “ecologia”, a obra convida os visitantes a se conectarem com o ambiente e com as narrativas culturais de diferentes partes do mundo. “A Deriva Oikos surgiu da urgência de reflexão sobre nosso habitar e a relação com nosso planeta. É uma proposta para nos conectarmos com o tema e, assim, propor soluções criativas,” explica Borges.
Imersão, Interatividade e Concerto
A exposição é tanto imersiva quanto interativa, permitindo que os visitantes escolham a duração e o foco de sua “viagem” pelas histórias migratórias. A instalação conta com a obra “Mutations”, uma composição sonora que evolui continuamente, processando sons humanos, naturais e ambientais, criados especialmente para o espaço acústico da cúpula do Caminho Niemeyer. A programação inclui ainda um concerto imersivo, no domingo (17/11) às 18h30, com performances de vozes, música eletrônica e projeções, encerrando a exposição com uma experiência sensorial completa.
Reflexão e Acessibilidade
Com o apoio de tecnologias emergentes, a exposição também pode ser acessada online, através da Web Deriva Oikos, ampliando a acessibilidade para incluir pessoas com deficiência. “Nossa obra é multilingue e apresenta idiomas locais de cada cena, promovendo a transculturalidade e a compreensão de outras realidades,” comenta Vélez.
Histórico e Reconhecimento
Lançado em 2019, o Projeto Transeuntis Mundi já percorreu 12 países e foi nomeado a prêmios de arte e tecnologia, como o Prêmio Lumen e o Sound of the Year. A pesquisa artística foi desenvolvida por Borges como parte de sua tese de doutorado e conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Instituto Transeuntis Mundi e a Universidade de Antioquia, com patrocínio da Prefeitura de Niterói e da Fundação de Arte de Niterói.
Serviço
- Exposição: Deriva Oikos – Projeto Transeuntis Mundi
- Datas: 15 a 17 de novembro
- Horário: das 12h às 18h
- Local: Caminho Niemeyer, Niterói
- Entrada: Gratuita