Exposição ‘Maré de sonhos intranquilos’ chega ao Sesc Duque de Caxias

A mostra é a primeira individual da artista Fava da Silva no Rio de Janeiro e reúne cerca de 16 pinturas produzidas entre os anos de 2021 e 2024

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A galeria do Sesc Duque de Caxias recebe a partir de sábado (22/06), a exposição “Maré de Sonhos Intranquilos”, contemplada no Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023/2024. A mostra é a primeira individual da artista Fava da Silva no Rio de Janeiro e reúne cerca de 16 pinturas produzidas entre os anos de 2021 e 2024. A curadoria é assinada por Emmanuele Russel e Renata Gesomino.  Fava constrói suas narrativas através da realidade vivenciada em seu dia a dia, perpassando por temáticas que refletem sobre a morte, o luto, a violência que atinge os territórios favelados e o cotidiano. “Eu faço uma pintura baseada no que vivo, no entanto a fabulação recorre ao onírico, faço uso da linguagem do sonho para representar esses cenários“, avalia a artista.

O público vai encontrar uma série de obras que se apresentam em diferentes suportes, e que foram produzidas a partir das experiências da artista, que cresceu no Complexo da Maré, na zona norte da capital fluminense. As telas possuem destacada assinatura cromática. A técnica a óleo é utilizada pela artista e em suas composições é possível encontrar a densidade do azul ampliando um contraste com a transformação do vermelho.

“Pintar com as mãos, com os pés, com o corpo e com a alma. É desta forma que podemos mergulhar nas imagens que retratam de forma onírica e sensível um universo íntimo e ambíguo da artista Fava da Silva. Com cenas decodificadas por cores, linhas, formas e planos que se repetem e remontam às lições formais deixadas pelas vanguardas estéticas do modernismo, a artista carioca atualiza seu repertório simbólico a partir da influência incontornável da pintura contemporânea de artistas como Marlene Dumas, Cristina Canale e Eduardo Berliner, criando uma maré de imagens, narrativas e situações cotidianas que abarcam o ciclo natural da vida e da morte”, afirmam as curadoras Renata Gesomino e Emmanuele Russel.  A exposição será gratuita é terá duração de três meses no Sesc Duque de Caxias.

Advertisement

Em “Maré de Sonhos Intranquilos”, é possível encontrar o trabalho visual de uma artista que possui uma poética ampla e coerente. Pelas obras de Fava da Silva encontramos uma autobiografia das suas experiências pessoais: as  cidades percorridas pela artista, a presença da violência e do luto, a necropolítica, as perdas e os ganhos, sem deixar de provocar no público um encantamento pelo cotidiano, por sonhos que a artista ampliou em tessituras visuais, com o poder gesto e a força das cores.

  • SERVIÇO
  • Exposição “Maré de Sonhos Intranquilos”/ Fava da Silva
  • Abertura: 22 de junho – sábado das 13 às 17h
  • Período de exposição: 22 de junho a 21 de setembro de 2024
  • De terça a sábado, 8h às 17h
  • Endereço: Rua General Argolo, 47 – Centro, Duque de Caxias/ RJ
  • Entrada: gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição 'Maré de sonhos intranquilos' chega ao Sesc Duque de Caxias
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição 'Maré de sonhos intranquilos' chega ao Sesc Duque de Caxias
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui