Para Jota, o que mais motiva o trabalho é que todas as mulheres que participaram do projeto sempre ficam extremamente satisfeitas com o resultado. Algumas chegam já pedindo ‘Jota, você vai tirar minhas estrias? Vai editar minha barriguinha?’, mas quando veem o resultado final, percebo o quanto elas tem sua estima elevada, muitas delas me agradecem emocionadas, quando eu quem deveria agradecer por poder participar de algo tão libertador, quanto ajudar mulheres a perceber que suas estrias, sua ‘barriguinha’, ou qualquer outro “defeito” que elas acham que tem, não muda o fato de serem mulheres lindas, cada qual com seu estilo.
O fotógrafo conta ainda, que a ideia para o projeto surgiu de forma natural, quase que ‘sem querer’. “Estava falando com a Bia Ferreira (produtora e amiga do artista) sobre as fotos que uma amiga em comum gostaria de fazer. Ela (Patrícia Miranda – artesã carioca) queria refazer fotos de nu (havia feito um ensaio aos seus 20 e poucos anos, e chegando aos 40 queria refaze-las), nos 3 então conversando sobre como faríamos a sessão de fotos chegamos a ideia de fazer o que chamamos de ‘nu orgânico’. As fotos foram feitas na casa e ateliê de Patrícia, e todos gostaram tanto da ideia que começaram a idealizar o projeto, inicialmente chamado ‘Mulheres Orgânicas’.
Como tivemos dificuldades, pois muitas mulheres queriam fazer as fotos, mas não podiam utilizar sua casa ou local de trabalho como cenário, começamos a adaptar a ideia, fazendo parcerias com amigos, que cediam locações para que realizássemos as fotos.”
Embora a ideia inicial não tenha tido continuidade, a essência do trabalho foi mantida, e o resultado são fotos lindíssimas e de extremo bom gosto, onde mulheres, independente de sua idade, altura, cor, peso, opção sexual, corte de cabelo ou estilo mostram que beleza não tem nada a ver com as imagens totalmente editadas que nos são vendidas todos os dias nas capas das revistas. “É a verdadeira expressão da beleza da mulher brasileira, com toda sua variedade, sem tirar nem por”, completa o artista.
Quem quiser conhecer mais sobre esse trabalho pode conferir o MakingOf e maiores informações através do Facebook e Instagram do Jota Zeferino!
Exposição “Mulheres”
23/08 no Teatro Odisseia (Rua Mem de Sá, 66 – Lapa)
Das 15 às 21 horas.
Ingressos R$5,00