Exposição na Tijuca traz obras feitas a partir de resíduos não recicláveis

O artista Marcos Lanzieiro produziu parte das obras com objetos coletados nos programas de reciclagem da TerraCycle, empresa de soluções ambientais de resíduos de alta complexidade

Marcos Lanzieiro - Obra foi feita a partir de lápis coletados nos programas de reciclagem da TerraCycle (Foto: Divulgação)

“A arte é comunicação e expressão”. O lema é do artista visual Marcos Lanzieiro, que iniciará uma exposição de obras feitas com itens recicláveis no Rio de Janeiro (RJ), a partir do dia 17 de setembro. Parte dos objetos usados na produção foram cedidos pela TerraCycle, líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. 

De acordo com Marcos, o objetivo é sensibilizar as pessoas para que elas percebam o quanto é possível reaproveitar resíduos.

“A arte é um meio poderoso de comunicação e expressão, o que ajuda muito na hora de transmitir uma mensagem. Cada produto tem uma linguagem e fala por si, se comunicando com o público de forma autônoma”, diz.

Metade das obras produzidas pelo artista foram feitas com o auxílio de seus alunos, que fazem parte do projeto Arte, Educação e Sustentabilidade. Na iniciativa desenvolvida por Marcos, todos fazem parte de um coletivo artístico, no qual ajudam na coleta, logística, processamento de materiais e confecção. 

Uma das obras da exposição foi feita a partir de resíduos da TerraCycle, coletados pelo Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita, que dão uma nova vida a  itens como lápis e canetas, por meio da reciclagem. A criação está em um acervo da TerraCycle em São Paulo, e será enviada para o Rio de Janeiro para fazer parte da exposição.

Segundo Renata Ross, gestora de Marketing e Relacionamento na TerraCycle, unir a arte e a reciclagem é uma forma de sensibilizar as pessoas perante a importância de preservar o meio ambiente.

“Nós fazemos o envio dos materiais específicos que ele precisa para a produção de suas obras. É um trabalho bem elaborado e admirável”, afirma. 

Além disso, o Shopping 45, onde acontecerá a exposição, se tornará um dos pontos públicos de coleta da TerraCycle e passará a receber itens como esponjas e instrumentos de escrita para serem reciclados. Os pontos de entrega voluntária serão inaugurados junto com a exposição. Para mais informações, seguem as páginas dos programas:  Programa Nacional de Reciclagem de Instrumentos de Escrita e Programa Nacional de Coleta de Esponjas.

ServiçoExposição: “A arte é comunicação e expressão”

De Marcos Lanzieiro, com materiais reciclados pela TerraCycle
De 17 de setembro a 22 de outubro/22
De segunda à sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 16 horas.
Shopping 45 – Pr. Saens Peña, 45 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Aberta ao público

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui