Exposição no Centro Cultural dos Correios celebra 80 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial

Aberta ao público até o dia 10 de agosto, a mostra permite conhecer mais sobre a participação do país na grande guerra, sob a perspectiva dos pracinhas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Em “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial””, o público poderá conhecer um pouco mais sobre a participação do Brasil na grande guerra, sob a perspectiva dos pracinhas. Reprodução: DPHCE.

Em comemoração aos 80 anos do embarque das tropas brasileiras para a Segunda Guerra Mundial, o Exército inaugura neste mês a exposição “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”. Aberta ao público até o dia 10 de agosto no Centro Cultural Correios, a mostra permite conhecer mais sobre a participação do país na grande guerra, sob a perspectiva dos pracinhas.

O evento, organizado pelo Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana (MHEx/FC), exibe um amplo material ao público. No local, é possível conferir fotos, réplicas de uniformes, condecorações, plaquetas de identificação, selos comemorativos, áudios, filmes e outros itens que contam a trajetória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) numa das épocas mais importantes para história.

image 8 Exposição no Centro Cultural dos Correios celebra 80 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial
Artigos usados pelo Brasil na Segunda Guerra Mundial. Reprodução: Divulgação/DPHCEx.

A exposição, intitulada “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”, faz alusão à desconfiança da população sobre a participação do país no conflito. “Na época, muita gente duvidava que o Brasil pudesse efetivamente participar da guerra. A ideia era de que seria mais fácil ver uma cobra fumando do que o Brasil entrar na guerra. E acabou acontecendo. Por isso, a cobra fumando foi incorporada como símbolo da FEB”, explica o chefe da divisão de museologia do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana (MHEx/FC), capitão Braga ao Jornal o Dia.

Advertisement

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) surgiu no contexto da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil se uniu aos aliados contra o movimento Nazifascista. O país entrou no conflito em agosto de 1942, ao declarar guerra à Alemanha nazista e à Itália fascista. A decisão foi tomada após a morte de 607 pessoas em ataques consecutivos do Eixo a navios brasileiros em uma área do Atlântico que se estende da costa leste norte-americana ao Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África.

Ao todo, mais de 25 mil militares brasileiros, entre homens e mulheres, foram enviados para a Segunda Guerra Mundial. Durante os combates, 467 pracinhas, como eram chamados os soldados brasileiros, morreram nos campos de batalha. Além disso, 2.700 foram feridos ou ficaram mutilados.

image 9 Exposição no Centro Cultural dos Correios celebra 80 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial
A cobra fumando foi incorporada como símbolo da FEB, presente nas fardas dos soldados brasileiros. Reprodução: Divulgação/DPHCEx.

Além das batalhas, a exibição explora temas como o papel das enfermeiras e do serviço de saúde, a relevância dos jornais e correspondências, e as canções criadas pelos pracinhas.

O evento é uma iniciativa da Diretoria de Patrimônio Cultural do Exército, em colaboração com o Museu Histórico do Exército e o Forte de Copacabana. O público pode visitar de terça-feira a domingo, das 12h às 19h, até o dia 10 de agosto. A entrada é franca.

Serviço

Exposição: “E a Cobra Fumou: o Brasil na Segunda Guerra Mundial”.
Curadoria: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana.
Visitação: Até 10 de agosto de 2024.
Local: Centro Cultural Correios RJ – Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro RJ.
Funcionamento: De terça a sábado, das 12h às 19h.
Entrada: Gratuita.
A unidade conta com acesso para pessoas cadeirantes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição no Centro Cultural dos Correios celebra 80 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição no Centro Cultural dos Correios celebra 80 anos da FEB na Segunda Guerra Mundial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui