Exposição no Centro Cultural PGE-RJ destaca a história da cachaça fluminense

Até 21 de junho, o Centro Cultural PGE-RJ apresenta exposição sobre a história da cachaça e seu papel cultural e econômico no Brasil, com foco na produção do Estado do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Engenho de duas rodas movido por bois (Foto do livro Frans Post, Obra Completa, de Pedro e Bia Corrêa do Lago, Editora Capivara)

O Centro Cultural da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) inaugura nesta quarta-feira, 27 de março, a exposição “Cachaça, produto exclusivo do Brasil. Cachaças do Rio destilando sabor e cultura ontem, hoje e sempre”. Em cartaz até 21 de junho, a mostra destaca a relevância histórica, cultural e econômica da cachaça, bebida símbolo da identidade nacional, produzida a partir da cana-de-açúcar.

PUBLICIDADE

A exposição explora a trajetória da cachaça desde o Brasil Colônia até os dias atuais, evidenciando como o Estado do Rio de Janeiro se consolidou como um dos principais produtores de cachaças premium do país. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a PGE-RJ e a Associação de Produtores de Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj), com apoio da Firjan e do Sindbebi.

“A história da origem da cachaça é muito interessante e remonta aos tempos de Brasil Colônia. Quando a Apacerj apresentou o projeto da exposição, além da questão histórica que se conecta com o próprio edifício no qual o Centro Cultural PGE-RJ está localizado, gostamos da sinergia do tema com a proposta do Bistrô do Convento de privilegiar produtos que fazem parte da cultura regional e também a valorização da economia local”, afirma Cecília Fortes, curadora do Centro Cultural PGE-RJ.

“Queremos compartilhar dados da história e da técnica que resultaram em um produto genuinamente brasileiro e de notória especialidade no Estado do Rio de Janeiro, com práticas sustentáveis e produtos premiados nos melhores concursos no Brasil e no exterior”, destaca Katia Alves Espírito Santo, presidente da Apacerj.

A exposição propõe um mergulho no universo da cachaça fluminense, abordando desde seu processo de fabricação até seu reconhecimento em concursos nacionais e internacionais. A mostra também reforça a importância do setor na valorização da cultura local e no fortalecimento da economia regional.

Serviço:
Exposição: História das Cachaças do Rio
Período: 27 de março a 21 de junho de 2025
Horário: Terça a sábado, das 10h às 18h (exceto feriados)
Local: Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo)
Endereço: Rua Primeiro de Março, s/n – Praça XV – Centro – Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Exposição no Centro Cultural PGE-RJ destaca a história da cachaça fluminenseddr newsletter Exposição no Centro Cultural PGE-RJ destaca a história da cachaça fluminense
lapa dos mercadores 2024 Exposição no Centro Cultural PGE-RJ destaca a história da cachaça fluminense

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui