Exposição no Complexo da Maré aborda estética dos bailes de favela

A mostra apresenta pinturas, fotografias e instalações produzidas por artistas de comunidades periféricas do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Thais Valencio/ Divulgação

Estreou neste sábado (12/08) a exposição Pista Ritmo Fluxo, que aborda bailes de favela, no Galpão Bela Maré, espaço cultural na favela Nova Holanda, Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. A mostra apresenta pinturas, fotografias e instalações produzidas por artistas de comunidades periféricas do Rio de Janeiro. A iniciativa é coordenada pelo Observatório de Favelas, organização da sociedade civil que defende políticas públicas e direitos às populações de favelas.ebc Exposição no Complexo da Maré aborda estética dos bailes de favelaebc Exposição no Complexo da Maré aborda estética dos bailes de favela

Durante três meses, os artistas participaram de uma residência-formativa na Escola Livre de Artes (ELÃ). Nos encontros, eles estudaram a estética dos bailes, com ênfase nos aspectos culturais e políticos. Nesse período, foi prepara e montada a exposição. E o público em geral teve a oportunidade de participar de uma Aula Baile aberta.

Os artistas residentes que expõem trabalhos nessa edição do projeto são: Agatha Maria, Aline Peres, Bruno Lyfe, Ciana, Guilherme Kid, Idra Maria, Joelington Rios, Malvo, Mapô, Mayra, Melissa de Oliveira, Myllena Araujo, Preta QueenB Rull, Roberta Holiday e Tainan Cabral. Todos de origem favelada e periférica. A curadoria da exposição é de Jean Carlos Azuos. A parte pedagógica ficou sob responsabilidade da coordenadora Natália Nichols.

A Escola Livre de Artes (ELÃ) existe desde 2019 e tem apoio do Ministério da Cultura. E conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Advertisement
  • Serviço
  • Exposição Coletiva PISTA RITMO FLUXO
  • Local: Galpão Bela Maré. Rua Bittencourt Sampaio, 169, Maré, Rio de Janeiro – RJ.
  • Abertura: Dia 12/08, a partir das 15h
  • Visitação: Até 14/10, de terça-feira a sábados, das 10h às 18h
  • Entrada gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição no Complexo da Maré aborda estética dos bailes de favela
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição no Complexo da Maré aborda estética dos bailes de favela
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui