A exposição “Notícias do Brasil”, em cartaz no Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), teve seu prazo de exibição estendido até o dia 30 de novembro. A mostra, idealizada pelo Sesc RJ, traz mais de 70 obras de artistas consagrados e contemporâneos que exploram aspectos da cultura popular brasileira, com obras que remetem ao cotidiano e às raízes étnicas e culturais do país.
Entre os destaques da exposição estão os trabalhos de PV Dias, Sabrina Savani e Silvana Mendes, que reinterpreta gravuras dos renomados artistas Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues. Originários de diversas regiões do Brasil, como Belém do Pará, São Paulo e São Luís do Maranhão, os artistas contemporâneos propõem uma releitura da história “oficial” com uma abordagem inclusiva e de reparação histórica.
A mostra captura um Brasil popular, exibindo cenas do cotidiano em praças, ruas, festas religiosas e eventos informais que revelam a vida das camadas populares. Por meio dessas imagens, a exposição constrói um panorama visual que reflete sobre as origens e a diversidade cultural e étnica do país.
Reflexões sobre a Cultura Popular e o Cotidiano Brasileiro
De acordo com o curador Marcelo Campos, o objetivo da exposição é evidenciar um Brasil marcado pela forte tradição popular, com destaque para as festas, as relações interétnicas e a vida cotidiana. “O principal ganho da exposição nesta repaginação é o encontro de grandes artistas que falam de suas cidades, a partir do que o povo fala no cotidiano”, explica Campos, ressaltando a importância de representar o Brasil por meio do olhar popular.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Sesc RJ e a PGE-RJ, que busca promover atividades culturais e educativas acessíveis gratuitamente ao público, fortalecendo a oferta cultural na cidade.
Serviço
Exposição: Notícias do Brasil
Local: Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo)
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº, Praça XV, Centro, RJ
Visitação: Até 30 de novembro, de terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Curadoria Geral: Marcelo Campos
Cocuradoria: Pollyana Quintella