A exposição em cartaz no Instituto Moreira Salles tem curadoria de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do instituto e apresenta 120 imagens entre fotografia publicitária, industrial e de arquitetura, retrato de estúdio e documentação urbana feitas durante um período em que o fotógrafo atuou na cidade de São Paulo.
Chico Albuquerque (1917-2000) foi um dos fotógrafos pioneiros da publicidade brasileira, apesar desse pioneirismo ainda ser pouco conhecido no Brasil, devido a apenas uma pequena parte de seu acervo (cerca de 70.000 imagens) ter vindo ao conhecimento do público. Profissionalizou-se em 1934 fazendo retratos no estúdio da família, em Fortaleza. Em 1942, participou como fotógrafo de cena das filmagens de “It’s all true”, de Orson Welles. Alguns anos depois foi para São Paulo onde montou um dos mais bem equipados estúdios da cidade, logo passando a ser referência no Brasil.
Entre as décadas de 1950 e 1970, o fotógrafo trabalhou intensamente com propaganda e campanhas de clientes dos mais diversos setores como indústria automobilística, moda, alimentos, arquitetura e política, mas manteve o interesse pela fotografia experimental, e entre 1940 e 1960 participou do movimento conhecido como fotoclubismo.
Além das 120 fotografias da exposição, o projeto conta com um conjunto de imagens do acervo que serão exibidas digitalmente na exposição. Na loja do Instituto Moreira Salles é possível comprar o catálogo que reúne um portfólio variado da carreira de Chico Albuquerque com 150 imagens. Saiba mais sobre o fotógrafo aqui.
Até dia 25 de maio.
Instituto Moreira Salles
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Horários
De terça a domingo: das 11h às 20h.
Entrada franca.