Exposição “O Meu Lugar” traz nova visão do subúrbio fluminense no SESC São Gonçalo

A exposição reúne obras de nove artistas visuais oriundas de regiões suburbanas e periféricas do Rio de Janeiro, apresentando um olhar diverso e crítico sobre os territórios em que vivem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Joyce Olipo - Narrativas em Trânsito-créditos_ Ximenne.

A partir do dia 14 de setembro, o SESC São Gonçalo receberá a exposição “O Meu Lugar”, uma mostra que ressignifica o subúrbio fluminense através da arte contemporânea. Com curadoria de Julia Baker e Rafael Amorim, a exposição reúne obras de nove artistas visuais oriundas de regiões suburbanas e periféricas do Rio de Janeiro, apresentando um olhar diverso e crítico sobre os territórios em que vivem e suas trajetórias. O projeto foi contemplado pelo Edital SESC Pulsar 2024.

As artistas convidadas — Agrade, Agrippina R. Manhattan, Arorá, Diambe, Joyce Olipo, Mariana Paraizo, Masina Pinheiro & Gal Cipreste e Renata Leoa — trazem diferentes perspectivas e estilos que abordam temas como memórias LGBTQIAPN+, direito à moradia, deslocamento, pertencimento e representações do subúrbio na arte. Ao longo da exposição, suas obras propõem uma reflexão sobre as narrativas construídas a partir desses espaços, afastando-se das representações de violência e estereótipos limitantes.

A curadoria, inspirada pelo verso “o meu lugar…” da música de Arlindo Cruz, busca explorar as múltiplas camadas do conceito de subúrbio, questionando quais corpos e histórias têm sido representados na história da arte quando se fala em periferias. A exposição também propõe novos olhares para os territórios que, muitas vezes, são subalternizados e explorados em suas representações.

A exposição será aberta ao público até o dia 15 de dezembro e oferece uma oportunidade de vivenciar as complexas relações entre arte, território e identidade, destacando a produção artística contemporânea de mulheres que têm ocupado um espaço cada vez mais relevante no cenário cultural brasileiro e internacional.

Serviço:

  • Exposição: “O Meu Lugar”
  • Artistas Convidadas: Agrade, Agrippina R. Manhattan, Arorá, Diambe, Joyce Olipo, Mariana Paraizo, Masina Pinheiro & Gal Cipreste, Renata Leoa
  • Curadoria: Julia Baker e Rafael Amorim
  • Local: SESC São Gonçalo – Av. Pres. Kennedy, 755, Estrela do Norte, São Gonçalo
  • Visitação: 14 de setembro a 15 de dezembro de 2024, de terça a domingo, das 9h às 18h
  • Abertura: 14 de setembro, a partir das 9h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição "O Meu Lugar" traz nova visão do subúrbio fluminense no SESC São Gonçalo
lapa dos mercadores 2024 Exposição "O Meu Lugar" traz nova visão do subúrbio fluminense no SESC São Gonçalo
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui