Exposição “Os Super Heróis Negros Brasileiros” celebra a cultura Afro-brasileira no MUHCAB

A exposição é pensada para mostrar a importância da cultura afro-brasileira através do quadrinho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

No próximo dia 02 de julho, a Sala Mestre Marçal do Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB) abrirá suas portas para a exposição “Os Super Heróis Negros Brasileiros”. Esta mostra marca a reabertura do museu após um período de obras de revitalização, destacando a rica contribuição da cultura afro-brasileira através do universo dos quadrinhos e a excelência na criação de personagens.

Contrariando a percepção de que heróis negros são raros nos quadrinhos, a exposição revela uma vasta gama de personagens que, há dois séculos, têm encantado todas as gerações. Serão apresentados 21 super-heróis criados por quadrinistas de todo o Brasil, cada um com superpoderes únicos que refletem a diversidade e as experiências de seus criadores.

Os visitantes terão a oportunidade de explorar publicações e participar de palestras com importantes criadores como Valu Vasconcelos, Ropram, Ellyan Lopes, e Vanderlei Sadrack, CEO da Editora Kimera e considerado o “Stan Lee brasileiro”.

Advertisement

A curadoria da exposição está a cargo de Paula Ramagem, com co-curadoria de Adalberto Bernardino, Erick Lustosa e Raphael Gomide. A mostra pretende resgatar personagens antigos e introduzir novos, oferecendo uma visão abrangente da relevância dos quadrinhos na história e na ancestralidade afro-brasileira. Além disso, a exposição busca destacar a humanidade e os superpoderes desses personagens.

Segundo o texto curatorial, “Conhecer e utilizar as histórias dos super-heróis negros pode contribuir como uma importante estratégia para a representatividade da população negra e para o combate ao racismo.” A frase reforça o papel vital que essas histórias desempenham na promoção da inclusão e na celebração da diversidade.

“Os Super Heróis Negros Brasileiros” visa reavivar o interesse pelos quadrinhos e atrair tanto antigos quanto novos fãs. A exposição enfatiza a importância deles na cultura brasileira, destacando seu papel na história, no pertencimento e na identidade nacional.

Serviço:

Exposição: “Os Super Heróis Negros”

Autores: Coletiva de quadrinistas 
Abertura: 02 de julho de 2024

Visitação: 02 a 28 de julho de 2024

Dias e horários: terça a domingo, das 10h às 17h

Local: MUHCAB – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – RJ

Censura livre

Gratuito

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição "Os Super Heróis Negros Brasileiros" celebra a cultura Afro-brasileira no MUHCAB
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição "Os Super Heróis Negros Brasileiros" celebra a cultura Afro-brasileira no MUHCAB
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui