Exposição “Que as coisas permaneçam” ganha vida na Galeria Desvio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: divulgação

A Galeria Desvio, no Centro, apresenta a mostra “Que as coisas permaneçam”, que estabelece um diálogo artístico internacional do espaço. O evento tem curadoria de Shannon Botelho e rola de 06/07 a 17/08, reunindo na mesma exposição o brasileiro Ivar Rocha e a colombiana Ivonne Villamil.

A obras expostas refletem a impermanência dos objetos prosaicos e do apagamento de seus sentidos. Em ambos trabalhos, o ponto de partida é a dissolução da memória dos elementos do mundo e sua substituição por modelos impostos através de normatizações ou remodelamentos estéticos da cidade e demais espaços de vivência.

A dupla vai apresentar a mostra Primeira Parte, que traduz em espanhol a primeira página do livro “A doutrina anarquista ao alcance de todos”, de José Oiticica, recriando o ato ocorrido na Colômbia sobre a esperança por um continente tão múltiplo e de política fragmentada, que possa estar conectado por meio de suas arte.

O desejo de imprimir estes vestígios de tempo são uma forma elegante de valorar a força de trabalho que ergueu o próprio passado e tem suas lembranças duplamente demolidas, no sentido físico e completo ostracismo no qual submergem.

Advertisement

O desejo de permanência encontrado nas duas produções desvela a urgência de coletar memórias, imagens e afetos. As duas poéticas buscam relações com o lugar e com uma significação possível para a própria existência. ‘Que as coisas permaneçam’ é um convite à reflexão acerca das relações com os espaços de habitar e viver hoje.

Paco do Ouvidor Exposição "Que as coisas permaneçam" ganha vida na Galeria Desvio
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

O brasileiro e não menos talentoso Ivar participou da XIII Bienal de La Habana, foi artista integrante do Atelier Sanitário no Rio de Janeiro e Ivonne, além de ter sido residente no Atelier da Sala Arte Jovem da Comunidade de Madrid. Ele coleta fragmentos das ruas da cidade a fim de transpô-las para suas gravuras. Tijolos, enxadas, grades, vergalhões, ferramentas e tantos outros fragmentos de construções tornam-se indícios do apagamento constante de áreas mais pobres ou ignoradas da cidade.

A artista coletou grumos de carvão no teto da cozinha da casa de sua avó, resultantes da queima de madeira no fogão a lenha. As pedras pretas que ficaram durante anos no teto são compreendidas pela artista como uma herança do tempo, das relações familiares e do labor de cozinhar para a família ao passar dos anos. O material colhido foi transformado em tinta preta e acrescido de outros materiais, concretiza incontáveis horas através da matéria espessa na superfície do linho cru.

O desejo de imprimir estes vestígios de tempo, são antes de tudo, uma elegante forma de valorar a força de trabalho que ergueu o próprio passado e tem suas lembranças duplamente demolidas, no sentido físico e completo ostracismo no qual submergem.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição "Que as coisas permaneçam" ganha vida na Galeria Desvio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição "Que as coisas permaneçam" ganha vida na Galeria Desvio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui