Exposição que destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara chega ao São Gonçalo Shopping

O objetivo da mostra é divulgar o trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A exposição TransforMAR, um desdobramento do Projeto Águas da Guanabara, é mais uma iniciativa da Federação de Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e é voltada para a educação ambiental e conscientização da sociedade. A exposição chegará ao São Gonçalo Shopping no dia 21 de junho e permanecerá por dois meses.

O objetivo da mostra é divulgar o trabalho realizado pelos pescadores artesanais do litoral dos municípios de São Gonçalo, Itaboraí e Magé, e seus resultados. A exposição contará com muitas atrações, incluindo uma área dedicada a fotos e vídeos que demonstram tanto as etapas e dificuldades do trabalho quanto as significativas melhorias promovidas no ambiente marinho.

Além disso, haverá um espaço com atividades interativas onde os visitantes poderão explorar a Baía de Guanabara de forma envolvente. O evento receberá não apenas os clientes do shopping e o público local, mas também alunos de escolas públicas e particulares, proporcionando uma grande aula de educação ambiental.

A Baía de Guanabara, conhecida como um dos cartões-postais do Rio de Janeiro é um cenário marcante da paisagem com 53 praias é cercada pelos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

A exposição contará com dois ambientes: o primeiro exibirá 36 imagens selecionadas que registram as atividades realizadas no projeto Águas da Guanabara, incluindo o campo, a ação de saúde e a educação ambiental. Os visitantes poderão contemplar algumas espécies de peixes capturadas pelos pescadores e catalogadas por pesquisadores em arrastos científicos realizados na Baía de Guanabara.

O segundo ambiente será mais lúdico. Um dos pontos altos da exposição TransforMAR será um barco de madeira usado pelos pescadores para a limpeza da Baía de Guanabara. Os visitantes e alunos poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e até fotos. Toda semana haverá uma surpresa para quem visitar a exposição.

Em dois anos, já foram oferecidas cerca de 850 vagas para participação no projeto e mais de 800 toneladas de resíduos sólidos foram removidas. Esses resultados precisam ser conhecidos pela sociedade.

Esta iniciativa é apoiada por diversas entidades comprometidas com a preservação ambiental: Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do RJ (SEAPPA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Prefeitura de São Gonçalo, Magé e Itaboraí.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição que destaca recuperação ambiental na Baía de Guanabara chega ao São Gonçalo Shopping

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui