Exposição sobre primeiro Carnaval pós-covid-19 inaugura no Museu de Arte do Rio

Mostra de Vik Muniz, com curadoria de Gringo Cardia e Luiz Antônio Simas, faz parte dos eventos da cidade do Rio para o G20

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Wesley Sabino/Divulgação

Com curadoria do cenógrafo, arquiteto e artista Gringo Cardia e do historiador e escritor Luiz Antônio Simas, foi inaugurada no Museu de Arte do Rio (MAR) a exposição RIO CARNAVAL, que faz parte dos eventos da cidade do Rio para o G20. A mostra começou na véspera da reunião de chanceleres do G20, na cidade do Rio de Janeiro, e ocupa dois ambientes do museu – térreo e quinto andar – abrigando cabine de projeção, oitenta telas, sendo quarenta medindo 1,50m x 2,00m e outras quarenta medindo 0,70cm por 1,00m, além de duas de proporções agigantadas. Essa seleção foi feita a partir de um vasto material, com mais de 800 fotos e muitas horas de imagens em vídeo.

Os fotógrafos Fábio Ghivelder, João Farkas, Igor Souto e Leonardo Ramadinha, assinando as fotos lado a lado do artista plástico Vik Muniz, deram inicialmente vida ao projeto “LIVRO ARTE”, bilíngue (português-inglês) idealizado pela secretária de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Daniela Maia.

Dessa forma, o Carnaval ganha sua primeira grande exposição, em uma viagem fotográfica e em vídeo com imagens clicadas durante o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de 2022, na Marquês de Sapucaí. Foi o primeiro Carnaval realizado presencialmente pós-covid-19, em uma data alternativa, abril de 2022, o que potencializou a sua carga emocional.

O time de fotógrafos clicou nos bastidores da avenida, em espaço transformado em estúdio fotográfico montado na dispersão dos desfiles, fotos em tempo real, com integrantes das escolas no calor da emoção da Marquês de Sapucaí. A publicação reverencia os profissionais que não aparecem na mídia, como ferreiros, bordadeiras, iluminadores, aderecistas e costureiras.

Advertisement

Após a exposição no MAR, a mostra RIO CARNAVAL está em processo de validação de apresentação em algumas embaixadas brasileiras mundo afora, através do Instituto Guimarães Rosa, braço cultural do Itamaraty. Tudo visando atrair mais turistas à Cidade Maravilhosa.

  • SERVIÇO
  • EXPOSIÇÃO RIO CARNAVAL 
  • Museu MAR – Praça Mauá, número 5, Centro, RJ, no térreo
  • VISITAÇÃO REGULAR
  • De 21 de fevereiro a 19 de maio de 2024 –  Andar térreo e 5º Andar
  • Museu MAR – Praça Mauá, número 5, Centro, RJ
  • Funcionamento: de terça a domingo, das 11h às 18h (entrada até às 17h)
  • Rio Carnaval tem visitação gratuita 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposição sobre primeiro Carnaval pós-covid-19 inaugura no Museu de Arte do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Exposição sobre primeiro Carnaval pós-covid-19 inaugura no Museu de Arte do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui