A Gentil Carioca, galeria localizada no Centro do Rio de Janeiro, está celebrando seus 21 anos com três exposições simultâneas e gratuitas, que estarão abertas ao público até o dia 26 de outubro de 2024. As mostras apresentam trabalhos de Miguel Afa, Marcela Cantuária e Rodrigo Torres, que trazem novas reflexões sobre memória, território e resistência.
Miguel Afa: “Entra Pra Dentro”
O artista carioca Miguel Afa apresenta sua primeira exposição individual na Gentil Carioca, intitulada “Entra Pra Dentro”, ocupando todo o prédio 17 da galeria com cerca de 30 pinturas inéditas e uma instalação site specific. Afa, nascido no Complexo do Alemão, reflete sobre as transformações de seu território de origem e as experiências dos corpos racializados que o habitam. A pipa, elemento simbólico de sua infância, surge como fio condutor em várias obras, conectando memória e identidade.
Em uma das principais pinturas da mostra, inspirada na obra de David Hockney, Afa retrata uma “piscina de pipas” com a Serra da Misericórdia ao fundo, ampliando a memória onírica do artista. A instalação, localizada no espaço da piscina da galeria, complementa esse imaginário com uma composição de centenas de pipas.
Marcela Cantuária: “O Sonho Sul-Americano”
No prédio 11, Marcela Cantuária apresenta uma remontagem de sua instalação “O Sonho Sul-Americano”, originalmente exposta nos Estados Unidos. A obra destaca figuras icônicas da luta ambientalista e social na América do Sul, como Chico Mendes e Dorothy Stang, e aborda a resistência desses ativistas em defesa de seus territórios. As pinturas de Cantuária exaltam a beleza das lutas contadas por esses personagens históricos, trazendo à tona a riqueza dos recursos naturais que buscam proteger.
Rodrigo Torres: “Um Lugar Seguro”
Também no prédio 11, Rodrigo Torres exibe a instalação “Um Lugar Seguro”, composta por oito esculturas inéditas feitas a partir de sobras de construções e elementos naturais da Floresta da Tijuca. Explorando técnicas de pintura, colagem e cerâmica, Torres cria um diálogo entre memória e proteção, subvertendo o gênero da natureza morta contemplativa. As peças são uma reflexão sobre o real, com camadas que parecem feitas de papelão, mas que na verdade são de argila.
Serviço
- Exposições: Miguel Afa, Marcela Cantuária e Rodrigo Torres
- Data: Até 26 de outubro de 2024
- Local: A Gentil Carioca, Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado, Centro, Rio de Janeiro
- Horário de visitação:
- De terça a sexta: 12h às 18h
- Sábados: 12h às 16h (com agendamento prévio, exceto em dias de abertura)
- Entrada: Gratuita
- Contato: WhatsApp: +55 21 9856-08524 / correio@agentilcarioca.com.br