Exposições: Downtown, Transitivo Direto, O Lugar do Ar e Olhar de Rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Transitivo Direto O Diário do Rio mais uma vez traz dicas culturais para os leitores. São três exposições que com certeza vão encantar o carioca que é sempre um admirador das artes. As exposições estão em cartaz em uma galeria de arte; no OI Futuro, no MAM e para minha surpresa até em um Boteco.

 

A primeira dica é para quem gosta de fotografia, a dica é ir a exposição “Transitivo Direto” do fotógrafo Marcos Sêmola, responsável pelos posts Fotos do Rio do Diário do Rio, a exposição acontece no OI Futuro no bairro do Flamengo a partir do dia 13 de maio. A exposição retrata imagens de pessoas e momentos passageiros.

Advertisement

Coffrage Já a outra exposição é “Downtown”, do artista português Manuel Caeiro, que trabalha e reside em Lisboa. A mostra exibirá sete pinturas inéditas de Caeiro, feitas especialmente para esta exposição. Em sua primeira mostra no Rio de Janeiro, o artista utiliza o acrílico sobre a tela, seguindo um princípio construtivista que investiga as relações entre o desenho, a pintura e a arquitetura. Na exposição, pode-se ver estruturas pintadas com um extremo realismo flutuam no fundo branco da tela onde simultaneamente aparecem os registros ou “sujidades do processo da pintura”, como linhas de estudo para a composição, respingos de tinta, vestígios de solvente etc. As pinturas são inspiradas em construções que o artista vê na rua.

 

Segundo Caeiro:

“A maioria das pessoas ao passarem por uma obra, não dão muita importância. Quando trago isso para a tela, as pessoas param, observam e imaginam o que é aquilo e no que pode se transformar. A minha idéia é fazer um contraponto entre realidade e abstração”, explica o artista.

 

O Lugar do Ar A terceira exposição que indicamos se chama “Lugar do Ar”, da artista carioca Carla Guagliardi, que se divide há mais de uma década entre o Rio e Berlim.  pode ser vista no MAM Rio de Janeiro. A mostra é uma antologia da produção dos últimos 20 anos da artista.

 

E para finalizar as dicas culturais dessa semana, temos uma exposição em um lugar bem inusitado, em um Boteco, isso mesmo, um dos locais prediletos dos cariocas, que está sendo palco da exposição “Olhar de Rua”, de Leonardo Oscar, o LOS, como é conhecido, um dos integrantes do Centro Espacial.

 

A série exposta é um trabalho sobre jornal, e foi inicialmente Olhar de Ruaconcebida para ser colada na rua. Esta ação tem como objetivo da promoção do trabalho do Galpão Aplauso e da arte de rua.

 

Serviço:

 

Transitivo Direto

OI Futuro

Rua Dois de Dezembro, 63, 8º piso, Flamengo

Visitação: de 13 de maio à 22 de junho, de terça a domingo de 11 h à 20h

 

Downtown

Lurixs: Arte Contemporânea

Rua Paulo Barreto 77, Botafogo
Visitação: até 05 de junho de 2009 – Segunda a sexta, das 14h às 19h

Entrada Franca

 

O Lugar do Ar

Visitação até 17 de maio de 2009

MAM Rio de Janeiro

 

Olhar de Rua

Local: Boteco Vip

Rua Conde de Irajá 115 – Humaitá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Exposições: Downtown, Transitivo Direto, O Lugar do Ar e Olhar de Rua
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui