Expressão ‘foi para a cucuia’ surgiu por conta de antigo cemitério da Ilha do Governador

Inaugurado em 1904, o Cemitério da Cacuia é a origem da frase popular que tem como principal sentido dizer que algo ou alguém se foi, sumiu, morreu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Você já deve ter escutado que algo ou alguém “foi para a cucuia”. A frase popular tem como principal sentido dizer que alguma coisa ou alguém se foi, sumiu, morreu. E a origem disso tem a ver com a Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Inaugurado em 1904, o Cemitério da Cacuia, que fica na Ilha, tornou-se sinônimo coloquial de morrer. “No Rio de Janeiro do início do século XX era muito comum dizer que alguém, quando morria, foi para a Cacuia. Com o tempo foi virando cucuia”, explica o pesquisador Álvaro Mendes.

SERGIO CASTRO - A EMPRESA QUE RESOLVE, desde 1949
Com mais de meio século de tradição no mercado imobiliário do Rio de Janeiro, a Sergio Castro Imóveis – a empresa que resolve contribui para a valorização da cultura carioca

A expressão não ficou somente no Rio de Janeiro. É usada em outras partes do Brasil. “Falamos bastante no Centro-Oeste”, destaca Luciano de Castro, escritor que mora do estado de Goiás.

Luciano de Castro mencionou, ainda, que a expressão foi explicada em um livro de Sergio Porto (com seu famoso pseudônimo), publicado em 1961.

Advertisement

Leia também

Rio terá observatórios para estudos climáticos; 1º será no Complexo do Alemão

Balão é ‘abatido’ antes de cair no Aeroporto do Galeão

WhatsApp Image 2023 12 12 at 17.40.38 Expressão 'foi para a cucuia' surgiu por conta de antigo cemitério da Ilha do Governador

Há uma outra explicação para o sentido do ditado. Teria vindo da língua Tupi. Kui significa cair, ir para a decadência. A duplicação de kui teria resultado em kukui, que acabou em cucuia.

Particularmente, prefiro a versão sobre o cemitério na Ilha do Governador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Expressão 'foi para a cucuia' surgiu por conta de antigo cemitério da Ilha do Governador

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui