Usado desde 2010, o sistema de reconhecimento facial deixará de ser aplicado pelo Facebook nas próximas semanas. O mecanismo permite identificar um usuário em fotos ou vídeos publicados na rede social. Segundo a empresa, a decisão levou em conta crescentes preocupações sobre o uso desse tipo de tecnologia. O anúncio foi feito pela empresa nesta terça-feira (2).
Por meio de nota, a Meta – empresa que abriga o Facebook, destacou que “há muitas preocupações sobre o lugar que a tecnologia de reconhecimento facial ocupa na sociedade e os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras para regirem seu uso”.
Ainda segundo a direção da gigante da comunicação: “Em meio a essa incerteza constante, acreditamos que é adequado limitar o uso do reconhecimento facial a um conjunto reduzido de casos”, acrescentou.
Executivos da empresa acreditam que os impactos da modificação serão amplamente sentidos, uma vez que mais de um terço dos usuários optou por usar o sistema de reconhecimento facial. Com a modificação, serão canceladas mais de 1 bilhão de perfis individuais de reconhecimento facial, segundo o comunicado da Meta.
O Facebook, mudou recentemente o nome da sua empresa matriz para “Meta”. A iniciativa é um esforço para redirecionar a visão e a missão da empresa em meio a diversos escândalos nos quais está envolvida.
Facebook, Instagram e WhatsApp, que são usados por bilhões de pessoas no mundo, manterão seus nomes.