A Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) pode se tornar Instituto Estadual Tecnológico do Estado do Rio de Janeiro (IETERJ), com autonomia de gestão, finanças e pedagogia. A proposta é do deputado estadual e professor da UFF Waldeck Carneiro (PT), através do Projeto de Lei 394/2019.
O novo modelo será uma autarquia estadual de regime especial, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.
“Atuará em nível técnico e tecnológico, especializado na oferta de educação profissional, científica e tecnológica, podendo atuar igualmente na oferta de cursos de licenciatura para a educação profissional e para as áreas de ciências integrantes do currículo do ensino fundamental e do ensino médio, bem como em nível de pós-graduação lato e stricto sensu”, afirma o deputado Carneiro.
O instituto visa, dentre outras coisas, desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas objetivando responder às demandas sociais e peculiaridades regionais. Além disso, promove a integração da educação profissional à educação básica e à educação superior.
O IETERJ terá nove polos regionais com 72 unidades acadêmicas na Capital (20), Baixada Fluminense (12), Médio Paraíba (10); Centro Sul (8); Região Serrana (3); Leste Fluminense (3); Baixada Litorânea (6); Norte (4); Noroeste (6).