Policiais civis da 12ª DP (Copacabana) prenderam neste sábado (22/03), um homem acusado de se passar por médico. A captura ocorreu em um hotel no bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio, após investigações e cruzamento de dados de inteligência.
Segundo a investigação, o acusado utilizou documentos furtados de um ex-companheiro, que é médico em São Paulo, alterando a foto para assumir a identidade falsa. A fraude ocorreu inicialmente em 2014, quando ele foi contratado por uma unidade médica em Minas Gerais.
Durante plantões realizados na instituição mineira, funcionários perceberam comportamento inadequado do falso profissional e desconfiaram da sua qualificação médica. Eles entraram em contato com o hospital paulista, onde o verdadeiro médico trabalhava, confirmando a suspeita. Ao perceber a fraude, a direção do hospital acionou a Polícia Civil de Minas Gerais.
Mais de dez anos depois, o impostor foi finalmente localizado no Rio de Janeiro. Ele estava hospedado em Copacabana com amigos quando foi surpreendido pelos policiais. O acusado tem histórico criminal por furto qualificado em 2015 e já havia sido detido pela Polícia Federal no mesmo ano por tráfico internacional de drogas, ao trazer entorpecentes do Paraguai para São Paulo.
Contra o falso médico havia um mandado de prisão preventiva pelos crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade.
Mas o nome da criatura e a identidade que usava???