Pelo terceiro dia consecutivo, as aulas no campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, estão suspensas devido à falta de água que atinge a região. A interrupção das atividades acadêmicas começou na terça-feira (22/10) e se estende até esta quinta-feira (24/10).
A causa do desabastecimento é uma manutenção no sistema de produção de água Ribeirão das Lajes, em Piraí, no Sul Fluminense. O serviço, que deveria ser concluído na terça-feira, precisou ser prolongado até quarta-feira. Segundo a empresa Rio+Saneamento, responsável pela distribuição de água, o abastecimento já foi restabelecido, mas a normalização total só deve ocorrer até o final desta quinta-feira.
Em comunicado divulgado nas redes sociais e no site oficial, a UFRRJ informou que as atividades acadêmicas e administrativas seguem suspensas até que a situação seja completamente resolvida. A universidade também destacou que não recebeu aviso prévio sobre a interrupção no fornecimento de água, o que dificultou o planejamento para minimizar os impactos.
Além de Seropédica, o desabastecimento de água afetou alguns bairro do município do Rio, Itaguaí, Paracambi, e outras áreas da Baixada Fluminense. A previsão é de que o abastecimento seja totalmente restabelecido nas próximas 24 horas. Até o momento, a universidade não divulgou quando as aulas e atividades administrativas serão retomadas.