A falta de médicos tem sido motivo de reclamações no Hospital do Andaraí. Segundo relatos, cirurgias foram suspensas, o tratamento de câncer realizado na unidade foi interrompido, e quem procura atendimento com suspeita de contrair dengue, por exemplo, não encontra.
De acordo com as informações divulgadas pelo portal de notícias “g1”, na quarta-feira passada, eram 33 pacientes “fora da clínica”, sem conseguir atendimento, espalhado por setores do hospital.
Ainda segundo o “g1”, o coordenador técnico-assistencial informou à direção geral da unidade que a abertura de novos boletins de atendimento foi suspensa. Isso significa que novos pacientes não estavam sendo admitidos. Para resolver a situação, de acordo com o próprio funcionário, seria necessário contratar novos profissionais de saúde.
Na última semana, a falta de medicamentos para quimioterapia já tinha sido um motivo de reclamação para muitos pacientes. As sessões de quimioterapia foram interrompidas.
Em nota, a direção do hospital disse que a emergência não está fechada, e que o hospital é para atendimentos de média e alta complexidade, portanto direciona os casos de menor gravidade para outras unidades. Sobre a contratação de novos profissionais, o hospital disse que está prevista para os próximos dias a publicação de um edital com 479 vagas para os hospitais federais do Rio.
A direção da unidade afirmou ainda que a compra do medicamento para o tratamento contra o câncer já foi feita e que o remédio já foi disponibilizado.