Famosos celebram encerramento de festival literário no Rio

Show da cantora Sandra de Sá agitou o evento que também reuniu fazedores de cultura

O ator Ricky Tavares e a cantora Letícia Soares marcaram presença na festa de encerramento da segunda temporada do Festival Literário para Ler (Foto: Fabrício Gava )

O ator Ricky Tavares e a cantora Letícia Soares marcaram presença na festa de encerramento da segunda temporada do Festival Literário para Ler. O evento, que aconteceu na última quinta-feira (15), no restaurante Cais do Oriente, no Centro do Rio, teve show da cantora Sandra de Sá e reuniu secretários de cultura de diversos municípios do Estado. 

Para o ator Ricky Tavares, que viveu Inácio na última novela das seis, da TV Globo, o festival é um marco na cultura do estado. “Eu estive nas dez cidades por onde o projeto passou, é lindo e gratificante levar entretenimento para quem tem pouco acesso. Não poderia deixar de participar dessa festa que celebra esse momento e se tudo der certo, ano que vem mais pessoas terão a oportunidade viver essa experiência”. 

Os fazedores de cultura, Flávio Valadares e Rodrigo Lobo, são os grandes responsáveis pela execução do festival. 

“Essa grande festa celebra todo o legado que estamos deixando por onde a gente passa. Fazer um evento de grande porte em 10 dez cidades do interior não é fácil, mas com apoio estamos fomentando a cultura, o entretenimento e gosto pela leitura não só nas crianças, mas para os jovens, adultos e idosos”, garante Flávio. 

Ao lado da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, a responsável pelas relações institucionais da empresa Enel, Andréa Câmara, anunciou o apoio do projeto no próximo ano.

“A nossa ideia ao longo dos anos é que todas as cidades experimentem o Energia para Ler. Já chegamos a 15 e a meta é chegar a todos municípios que têm o fornecimento de energia pela Enel. Então todas as 66 cidades experimentarão o projeto nos próximos anos”. 

O Energia para Ler

O festival teve mais de 500 horas de programação durante a passagem pelas dez cidades e mais de 120 mil pessoas foram contempladas, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros, shows musicais e uma grande biblioteca com mais de 5 mil títulos literários à venda. 

O Energia para Ler é uma realização da Produtora Motivos Produções com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Empresa Enel, que percorreu de agosto a dezembro deste ano, os municípios de Trajano de Moraes, Aperibé, Porciúncula, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Laje do Muriaé, Natividade, Varre-Sai, Italva e São João da Barra. Em 2021, o projeto passou por Cambuci, Cardoso Moreira, Duque de Caxias, Itaocara e São Fidélis.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui