“Fantasiosa Exposição da Palavra” encerra temporada neste domingo no Espaço Sérgio Porto

Solo de Cecilia Ripoll reflete sobre a força das palavras em meio à predominância das imagens; última apresentação acontece em 20 de outubro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fantasiosa exposição da palavra - Cecilia Ripoll - foto de Thaís Grechi

O espetáculo “Fantasiosa Exposição da Palavra”, escrito e estrelado pela atriz e dramaturga Cecilia Ripoll, encerra sua temporada neste domingo, 20 de outubro de 2024, no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/Sala Preta, no Humaitá. Com direção de Juliana França e da própria Ripoll, a peça traz uma reflexão sobre a relação da sociedade com as palavras em um mundo onde imagens e símbolos predominam na comunicação.

No solo, que tem a realização do Grupo Gestopatas, a palavra é explorada em diversas perspectivas e temporalidades, criando metáforas que tocam em temas como história, sociedade e relações afetivas. Cecilia Ripoll provoca o público com a pergunta: “Estariam as palavras perdendo sua força vital em meio à invasão dos símbolos, ou ganhando força justamente por se tornarem cada vez mais raras?”

“Os símbolos, como gifs, emojis e figurinhas, já fazem parte do nosso vocabulário diário. Isso levanta a questão de como esses símbolos afetam a palavra escrita e falada. No espetáculo, cada palavra expressa suas próprias emoções, algumas saudosistas, outras mais abertas às transformações”, reflete Ripoll.

Inspirado livremente na obra “O Banquete” de Platão, o espetáculo utiliza a metáfora do amor para discutir o impacto que a “financeirização da língua” tem sobre as palavras no contexto digital. As palavras ganham vida e voz, expondo suas próprias visões sobre o mundo, desde reflexões filosóficas até histórias fictícias sobre sua relação com as sílabas e os símbolos.

“Uma das premissas do teatro é a imaginação, e as palavras são, para nós, instrumentos que provocam essa imaginação. O espetáculo explora as transformações que as palavras enfrentam no mundo moderno e suas complexas relações com a humanidade” — explica a diretora Juliana França.

Retorno aos palcos

Após um período longe dos palcos, Cecilia Ripoll retorna com esse trabalho que considera íntimo e autoral. “Desde a infância, eu imaginava cenários em que as letras e palavras transitavam de forma caótica pelo ar, gerando sons e formas inusitadas. É um universo que me acompanha há muito tempo, e agora tenho a chance de dar som e forma a ele com meu próprio corpo”, comenta a atriz.

O espetáculo também conta com uma proposta de interação pontual com o público, permitindo que os espectadores interfiram na cena de forma sutil, criando uma experiência única e viva a cada apresentação.

Ficha técnica

  • Texto e Atuação: Cecilia Ripoll
  • Direção Artística: Juliana França e Cecilia Ripoll
  • Iluminação: Tayná Maciel
  • Fotografia: Thaís Grechi
  • Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)
  • Idealização: Cecilia Ripoll

Serviço

  • Espetáculo: Fantasiosa Exposição da Palavra
  • Última apresentação: 20 de outubro de 2024
  • Local: Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto/Sala Preta, Rua Visconde de Silva, ao lado do n° 29 – Humaitá
  • Horário: Sextas e sábados às 19h, domingos às 18h
  • Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
  • Capacidade: 25 pessoas
  • Duração: 55 minutos
  • Classificação etária: 12 anos
  • Venda de ingressos: Pelo site riocultura.eleventickets.com e na bilheteria do centro cultural, de quarta a domingo, das 15h às 21h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp "Fantasiosa Exposição da Palavra" encerra temporada neste domingo no Espaço Sérgio Porto
lapa dos mercadores 2024 "Fantasiosa Exposição da Palavra" encerra temporada neste domingo no Espaço Sérgio Porto

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui