Farol de São Tomé, em Campos, foi projetado por engenheiro responsável pela Torre Eiffel

Além do farol de Campos, Gustave Eiffel fez parte da elaboração do projeto da Estátua da Liberdade, em Nova Iorque e da Torre Eiffel, em Paris

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/YouTube

Poucos sabem, mas o Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, tem algo em comum com a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e a Torre Eiffel, em Paris, na França: os 3 foram projetados pelo mesmo engenheiro, o francês Gustave Eiffel.

O farol foi inaugurado em 1882, em comemoração ao aniversário da Princesa Isabel, apesar de ter sido construído em 1877. Com 45 metros de altura e 216 degraus, foi feito com um ferro especial, resistente à ferrugem. Esse é o motivo pelo qual a estrutura encontra-se em bom estado até os dias atuais, mesmo com a maresia da região.

Com funcionamento a querosene quando foi inaugurado, hoje o farol funciona com energia comercial. Possui 2 geradores, além de manter a opção da querosene, em caso de necessidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento.

A noção de patrimônio histórico é muito ampla. Há o patrimônio histórico documental, o patrimônio histórico geográfico, mas também há o patrimônio histórico edificado, que são um construções, prédios, pontes e outros tipos de edificações que representam um pouco sobre nosso passado e que comunicam sobre o modo de vida, culturas e costumes anteriores. Assim é o Farol de São Tomé, que foi extremamente utilizado em diversas aplicações do Brasil contemporâneo, inclusive na segunda guerra mundial e uma das coisas mais legais do Farol de São Tomé é que ele ainda está em utilização e ainda funciona então nós podemos de alguma forma experimentar como que esse patrimônio histórico edificado foi utilizado através do tempo“, afirmou o historiador do Instituto Rio21, Pedro Henrique.

Advertisement

Alexandre-Gustave Eiffel ficou mundialmente conhecido após a construção da Torre Eiffel, que levou seu nome. Ele também fez parte do projeto da estrutura da Estátua da Liberdade, junto de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc, entre outros grandes projetos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Farol de São Tomé, em Campos, foi projetado por engenheiro responsável pela Torre Eiffel
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Que surpresa agradável para mim, ñ tinha essa informação, é fiquei bastante feliz, sou um admirador de todas essas estruturas ao longo de nosso extenso e lindo litoral.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui