Foto: Reprodução/YouTube

Poucos sabem, mas o Farol de São Tomé, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, tem algo em comum com a Estátua da Liberdade, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e a Torre Eiffel, em Paris, na França: os 3 foram projetados pelo mesmo engenheiro, o francês Gustave Eiffel.

O farol foi inaugurado em 1882, em comemoração ao aniversário da Princesa Isabel, apesar de ter sido construído em 1877. Com 45 metros de altura e 216 degraus, foi feito com um ferro especial, resistente à ferrugem. Esse é o motivo pelo qual a estrutura encontra-se em bom estado até os dias atuais, mesmo com a maresia da região.

Com funcionamento a querosene quando foi inaugurado, hoje o farol funciona com energia comercial. Possui 2 geradores, além de manter a opção da querosene, em caso de necessidade. Durante a Segunda Guerra Mundial, a área serviu para aterrissagem de helicópteros para abastecimento.

Alexandre-Gustave Eiffel ficou mundialmente conhecido após a construção da Torre Eiffel, que levou seu nome. Ele também fez parte do projeto da estrutura da Estátua da Liberdade, junto de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc, entre outros grandes projetos.

1 COMENTÁRIO

  1. Que surpresa agradável para mim, ñ tinha essa informação, é fiquei bastante feliz, sou um admirador de todas essas estruturas ao longo de nosso extenso e lindo litoral.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui