Favelas das zonas Norte e Oeste do Rio receberão melhorias sociais a partir desta segunda

Canal do Anil, Comunidade do Aço, Muquiço, Travessa Everest e Vila Sapê integrarão o programa ''Territórios Sociais'', da Prefeitura em parceria com a ONU

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Agente do programa Territórios Sociais em atuação no Rio de Janeiro - Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio

A partir desta segunda-feira (12/06), mais cinco regiões do Rio de Janeiro serão atendidas pelo programa ”Territórios Sociais”, que já está presentes em mais de 10 complexos de favelas da capital fluminense. Chegando agora ao Canal do Anil, Comunidade do Aço (Santa Cruz) e Vila Sapê (Curicica), na Zona Oeste, e Muquiço (Guadalupe) e Travessa Everest (Inhaúma), na Zona Norte, a iniciativa beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social que habitam áreas com os menores resultados de indicadores sociais da cidade.

O Territórios Sociais é um projeto da Prefeitura em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) que envolve várias secretarias e órgãos municipais. Ele prevê que famílias ainda não assistidas pelo poder público sejam inseridas nos serviços aos quais têm direito. A ação está presente atualmente nas seguintes comunidades: Chapadão; Cidade de Deus; Complexos da Penha e do Alemão; Jacarezinho; Lins; Maré; Pedreira; Providência; Rocinha; São Carlos; e Vila Kennedy.

Com a expansão, a meta é que o protocolo do programa seja aplicado em 616 favelas, 87 conjuntos habitacionais e 144 loteamentos irregulares, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas.

Nos locais onde está presente, o programa já fez aproximadamente 145 mil entrevistas. Cerca de 42 mil famílias passaram a ser monitoradas, quase 27 mil relataram situação de insegurança alimentar e mais de 25 mil estavam em situação de extrema pobreza, sem inscrição no Cadastro Único. Uma vez identificadas, essas pessoas são encaminhadas, por exemplo, à inclusão em serviços e benefícios públicos.

Advertisement

A gestão do programa é feita por um comitê coordenado pelo Instituto Pereira Passos, com representantes das secretarias de Ação Comunitária; Assistência Social; Cultura; Educação; Habitação; Juventude; Planejamento Urbano; Políticas e Promoção da Mulher; Saúde; e Trabalho e Renda.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Favelas das zonas Norte e Oeste do Rio receberão melhorias sociais a partir desta segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui