Favelas do Rio, dentro de unidades de conservação, serão reflorestadas

Projeto da Secretária de Meio Ambiente pretende transformar as áreas ambientais, ainda não definidas, e reduzir riscos durante temporais na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comunidade avança na mata em direção a Princesa Isabel | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio pretende reflorestar cinco comunidades cariocas. Além de transformar as unidades de conservação, o projeto buscará reduzir os riscos durante os temporais e na prevenção de danos ambientais.

De acordo com a titular da pasta, Tainá de Paula, a ideia já foi apresentada ao prefeito Eduardo Paes. Na noite de terça-feira, (14/03), durante o lançamento do Climate Hub Rio, um centro de pesquisas e conexões sobre mudanças climáticas em parceria com a Universidade de Columbia, de Nova York, Tainá de Paula disse que é preciso reposicionar o Rio no debate mundial das questões ambientais.

“Um dos nossos projetos é produzir cinco novas florestas urbanas. Cada favela será uma floresta. As favelas sempre são vistas como algo que tem que ser retirado. Por que não fazer reflorestamento?”, disse a secretária, durante o painel “Dilemas da sustentabilidade urbana: as cidades na era da crise climática”, no Museu do Amanhã, no Centro do Rio.

Tainá ainda explica que a secretaria terá seis meses para elaborar o projeto, ainda sem orçamento definido. Ela não quis revelar quais seriam as cinco comunidades, mas destacou que as prioritárias seriam as que estão inseridas em unidades de conservação ambiental. No debate, ao falar da proposta, ela citou o Morro do Borel, que fica na Tijuca.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Favelas do Rio, dentro de unidades de conservação, serão reflorestadas
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Melhor que ter um sistema de drenagem similar ao do Vidigal para direcionar o escorrimento superfícial da água de chuva, ou ter algum tipo de sistema de coleta de esgoto e lixo!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui