Favelas registram temperaturas até 10ºC mais altas em relação a regiões elitizadas; veja motivos

Estudo recente elaborado conjuntamente pela Prefeitura do Rio e a Universidade de São Paulo aponta a desigualdade climática

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro - Foto: Daniel Martins/Diário do Rio

Pesquisa recente elaborada conjuntamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro e o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo aponta que favelas e periferias costumam registrar variações térmicas acima da média em relação a regiões consideradas elitizadas, com a diferença podendo chegar até 10ºC a mais.

De acordo com o estudo, ausência de arborização; presença excessiva de asfalto e concreto; e poluição atmosférica são os principais causadores das altas temperaturas nas regiões menos desenvolvidas das cidades. Esses locais são intitulados como ”ilhas de calor”.

Paralelamente às diferenças climáticas, os institutos de pesquisa Locomotiva e Data Favela, em parceria com a Central Única das Favelas, mostram que cerca de 67% dos moradores de regiões periféricas são negros. Segundo André Fernandes, fundador da Agência de Notícias das Favelas, isso é uma mostra da desigualdade existente no país.

Advertisement

”Isso não é um problema de uma comunidade, é um problema de todas. A crise climática chegou e ela não atinge a todos da mesma forma. É dever dos governos aplicar políticas públicas para reduzir os impactos que as favelas vêm sofrendo com o calor excessivo”, afirma ele.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Favelas registram temperaturas até 10ºC mais altas em relação a regiões elitizadas; veja motivos
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Kkkkk q ridículo!!!Arrasam com a mata e querem o q?Bom morar de invasão…não pagam nada…pergunta aí se alguém quer morar em terreno legalizado na baixada?

    • Se tivesse transporte de qualidade pra essa galera chegar no emprego, se tivesse moradia de qualidade, queriam sim. As favelas são resposta da população a sequência de erros e negligências do poder público ao longo da História do Rio. Culpar o pobre por estar fudido não tem fundamento nenhum

  2. Wilson Santos, é a mais pura realidade. Favelas acabaram com todas as áreas verdes ao redor. Não tem como esconder. Não os culpo, pois eles não tinham consciência ambiental. Mas é a pura realidade.

    O seu comentário é típico do identitario que além da omissão dos danos ambientais feitas pelos favelados, ainda demonstra em não querer que os mesmos favelados mudem de pensamento e comportamento relacionado ao meio ambiente.

    • Mais um identitario que quer passar pano para os danos causados pela favelizacao.

      As favelas danificam o meio ambiente local, pois nenhum favelado tem consciência ambiental.

  3. Que tipo de matéria é essa ? Preconceituosa? Pesquise melhor sobre o assunto. Nas favelas o clima é muito mais baixo.. tem árvores..Onde tem asfalto e prédios e poucas árvores o clima é muito mais alto. Se observa que no alto da favela o clima é baixo ao descer a favela é muito mais quente . Não ponha a culpa do aquecimento global nas favelas … Pesquise melhor e poste uma matéria uma verdadeira .

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui