Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste

O antigo casarão da Fazenda Inhoaíba passa a ser o Palácio Oeste, inaugurado nesta quarta-feira (03/07). Localizado no terreno do futuro Parque Oeste, promete ser o terceiro maior espaço de lazer da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
imagemparqueoeste
Palácio Oeste foi inaugurado nesta quarta-feira - Foto: Divulgação

No coração da Zona Oeste do Rio, o quase centenário casarão da antiga Fazenda Inhoaíba passou por uma impressionante transformação para se tornar o Palácio Oeste, a mais nova “filial administrativa” da Prefeitura do Rio. Localizado dentro do futuro Parque Oeste, o casarão agora revitalizado passa a ser endereço rotineiro do prefeito Eduardo Paes, que vai despachar periodicamente do local. O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (03/07) e tem 1.500 metros quadrados.

A história da fazenda marca à generosidade de Anna Gonzaga, antiga proprietária das terras, uma mulher marcada por inúmeras tragédias familiares. Após perder sua mãe aos 18 meses, seguida pelo morte de seu pai e outros entes queridos, Anna assumiu a responsabilidade pelas fazendas de Inhoaíba e Lameirão Pequeno. Em 1930, em um gesto bondoso, doou parte de suas terras para a construção um orfanato e uma Casa de Oração. Inaugurada em 1932, o Instituto Metodista Anna Gonzaga funcionou até 2022. Ano passado, a Prefeitura do Rio adquiriu o terreno da fazenda.

Ana Gonzaga Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste

O casarão passou por um extenso processo de restauração. Telhados foram completamente renovados, a fachada recebeu uma nova pintura e foram instaladas modernas redes elétricas e hidrossanitárias. A climatização e a acessibilidade foram priorizadas, preparando o espaço para suas novas funções como sede administrativa municipal. O prédio se junta ao Palácio Rio450, em Oswaldo Cruz e ao Palácio Realengo como uma das sedes administrativas do município.

Advertisement
Foto Renee Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste

“No meu primeiro governo, pegamos uma casa no subúrbio, em Oswaldo Cruz, e comecei a despachar toda sexta-feira de lá. Por que esse esforço? Porque a pressão no dia a dia na Prefeitura é natural. Eu fico no roteiro tradicional, casa oficial do prefeito para o Centro. Nos fins de semana busco rodar pela cidade toda. Mas é impossível ver tudo. Então, ali foi uma iniciativa de priorizar o subúrbio. No Parque Realengo tinha uma casa antiga que valia ser preservada, então também passei a despachar de lá uma vez por semana. Estar aqui é a possibilidade de olhar com mais atenção para uma área que é mais da metade do território da cidade. Uma área que priorizo porque a Zona Oeste é o local que mais precisa de investimentos. Passarei a despachar desse palácio uma vez por semana” afirmou o prefeito.

Parque Oeste

captura de tela 2023 07 21 105025 Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste

Localizado na Avenida Cesário de Melo, o Palácio Oeste será o centro administrativo de uma área em enorme crescimento. A região é uma das mais populosas da cidade, com cerca de 500 mil habitantes ao redor do espaço de lazer. Integrado ao futuro Parque Oeste, que abrigará uma piscina olímpica de 50 metros, o local está projetado para receber até 200 mil visitantes, sendo o terceiro maior parque da cidade, perdendo apenas para o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fazenda histórica de Inhoaíba passa a ser novo gabinete de Eduardo Paes na Zona Oeste
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Com esse Parque o morador da Zona
    Oeste ganhara novos vizinhos que estaram disputando em Condições apertadas como: Trem , ônibus, Brt, vagas nas poucas escolas já existentes a anos e no único Hospital que temos é o Parque se tornará pequeno quando for construído os prédios da Minha casa minha Vida com uma parte do terrenou, e teremos mais engarrafamentos,falta de água etc…Só acho que no mesmo espaço que é enorme deveríamos ter uma escola técnica .

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui