Fazenda Modelo, na Zona Oeste do Rio, ganhará novo gatil no Dia Mundial dos Animais

Com mais de mil animas abrigados, a Fazenda Modelo tem passado por diversas melhorias, tais como: reformas nos canis e no CTI felino

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Animal da Fazenda Modelo / Reprodução: Internet

A Fazenda Modelo, abrigo público da Prefeitura do Rio de Janeiro, em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, passará por uma série de intervenções para melhorar a vida dos animais ali abrigados. Para celebrar o Dia Mundial dos Animais e o Dia de São Francisco de Assis, festejados nesta terça-feira (4), a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA) vai inaugurar novas “casinhas” (Condomínio Felino) no gatil livre. As datas serão tomadas como alertas sobre a necessidade do zelo em relação aos animais. A SMPDA pretende transmitir vários vídeos, com ações no abrigo público e nos postos de castração e atendimento de bichinhos em suas redes sociais.

Com mais de mil animas abrigados, desde 2021, a Fazenda Modelo tem passado por diversas melhorias, tais como: reforma das acomodações para o público, nos canis e no CTI felino; e aquisição de equipamentos. O fornecimento de água e de luz, além da intensificação da limpeza do local também ganharam uma atenção especial do poder público municipal, por representarem problemas históricos da unidade. Além disso, houve um aumento do número de médicos veterinários, profissionais de apoio e auxiliares de limpeza. Está previsto ainda o lançamento de um processo de licitação para a contratação de veterinários para o período noturno. O canil do abrigo passará por obras parciais, orçadas em $ 1,7 milhões de reais.

O secretário da SMPDA, Vinícius Cordeiro, lembra que todas as intervenções na estrutura material do abrigo são necessárias e urgentes. Ele destaca ainda que o aumento do número dos profissionais de manejo dos animais é uma vitória importante diante do abandono e maus tratos dos bichos.

“É importante destacar as intervenções físicas, melhoria na limpeza, aquisição de equipamentos, recuperação de espaços, como o de estábulos, mas o que mais comemoro é a presença maior de profissionais no manejo dos animais, e a regularização de protocolos, como as vacinações, vermifugações periódicas, e o constante fluxo de medicamentos adquiridos pela própria secretaria, o que tem sido feito gradualmente melhorando os índices de bem-estar animal dentro da unidade”, disse Cordeiro.

Advertisement

Além da Fazenda Modelo, a Prefeitura possui vários programas voltados para a proteção dos animais, como o Bicho Rio, que já realizou quase 400 mil castrações, além de atendimentos clínicos gratuitos, voltados sobretudo para a população de baixa renda. Outras medidas de proteção aos animais estão em andamento, desde 2021, entre elas destacam-se: combate aos maus-tratos e o tráfico, programa de animais comunitários, educação animal e o novo programa de proteção aos equídeos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fazenda Modelo, na Zona Oeste do Rio, ganhará novo gatil no Dia Mundial dos Animais
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui