Fechada há 10 anos, maternidade do Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador, será reaberta em 2023

A unidade como um todo, que está fechada desde 2020, também tem a promessa do poder público para voltar a funcionar neste ano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Ilha Notícias)

Fechada desde 2013, a maternidade do Hospital Municipal Paulino Werneck, a única na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, será reaberta no final de 2023. Quem garante é Daniel Soranz, secretário de Saúde da capital fluminense. As obras, paralisadas em 2020, último ano de funcionamento da unidade, foram retomadas pela atual gestão e agora entram em reta final.

Soranz esteve no último domingo (05/02) na unidade acompanhado pela vice-presidente da Câmara e vereadora Tânia Bastos e do vereador Vitor Hugo; movimentos sociais da Ilha do Governador (Vem Ser Feliz, representado pela Dra. Cris Lopes, e Maternidade Já, representado por Rose Pimenta) também estiveram presentes.

A visita teve como objetivo fiscalizar o andamento das obras e ver a evolução estrutural que tem sido feita no local, que antes da retomada dos trabalhos, mostrava sinais de abandono.

Começamos então a vistoria do hospital Paulino Werneck com os dois vereadores que defendem muito a reabertura desse hospital, que defendem muito a Ilha do Governador, que são a Tânia Bastos e o Vitor Hugo”, disse Daniel Soranz.

Advertisement

Tânia Bastos, que é conhecida pelas lutas em prol dos interesses das mulheres, citou a importância da maternidade para assistência aos moradores da Ilha do Governador, que por alguns anos precisavam sair da região para o nascimento dos seus filhos.

Estamos aqui com o nosso secretário Daniel Soranz, com nosso amigo Vitor Hugo e também com os movimentos sociais da Ilha, legítimos e orgânicos. Bom, toda essa união é em prol dessa unidade que precisa estar reaberta para atender todos os moradores da Ilha do Governador”, comentou.

Estou muito feliz de estar aqui, agradecer ao Secretário Daniel Soranz, agradecer ao Prefeito Eduardo Paes, agradecer a Tânia Bastos por nos unirmos em benefício dessa maternidade, para que isso saia, para que aconteça. Nós tivemos pedidos paralelos, mas, de qualquer forma, tudo convergiu para poder sair e ter um resultado eficiente”, completou o vereador Vitor Hugo.

O Secretário de Saúde citou os anos de dificuldades e trabalho duro para que o andamentos do Paulino acontecesse, mas também celebrou o atual momento, mirando a inauguração que acontecerá no final de 2023.

Bom, é uma luta muito antiga. Uma luta desde quando a gente inaugurou o Hospital Evandro Freire, que levou o atendimento de emergência, é retomar a maternidade aqui do Paulino Werneck. Infelizmente o tempo passou, e a gente não conseguiu avançar, e agora finalmente a gente começa a encerrar o novo período retomando as obras e no final do ano a gente vai estar junto aqui para essa inauguração tão esperada”, finalizou Daniel Soranz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Fechada há 10 anos, maternidade do Hospital Paulino Werneck, na Ilha do Governador, será reaberta em 2023
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui