Pesquisa Fecomércio aponta que confiança de empresários aumenta no Rio

82,4% dos entrevistados esperam que a situação nos negócios melhore muito nos próximos três meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Saara, no centro do Rio. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) mostra que a confiança dos empresários nos seus negócios em relação aos últimos três meses apresentou crescimento, se comparada à pesquisa anterior, em agosto.

Em setembro, 39,3% disseram que a situação melhorou ou melhorou muito, enquanto esses eram 37,1% no mês passado. Os que acreditam que a situação piorou ou piorou muito são 28,9%, contra 32,3% de agosto. Já 31,8% acham que a situação se manteve na atual pesquisa. No mês passado, foram 30,6%.

O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 09 de setembro, com 336 empresários do comércio de bens, serviços e turismo do estado do Rio de Janeiro.

Próximos três meses

Advertisement

82,4% dos entrevistados esperam que a situação melhore ou melhore muito nos próximos três meses. Na pesquisa anterior, 83,7% confiavam na melhora dos negócios. 12,5% disseram que deve permanecer igual ao que está, enquanto em agosto esse número era de 8,8%. Já para 5,1% dos empresários, o esperado é que piore ou piore muito, índice abaixo do levantamento anterior que registrou 7,5%.

Para 67,3%, a demanda pelos serviços/bens de suas empresas para os próximos três meses aumentará ou aumentará muito. Em agosto, 72,5% dos entrevistados acreditavam nesse aumento. O número dos que acham que a demanda se estabilizará apresentou elevação: 25% em setembro contra 19,4% no mês passado. 7,8% declararam que esperam que diminuirá ou diminuirá muito. Em agosto, 8,2% tinham essa impressão sobre a demanda pelos serviços/bens.

Limitações

As restrições financeiras são o principal fator que limita os negócios, segundo 40,4% dos empresários consultados, seguido de 36,3% que disseram ser a demanda insuficiente. O terceiro limitador, segundo os entrevistados, é a falta de mão de obras, com 14,5%.

Empregos

Em relação ao quadro de funcionários, 27,4% dos empresários disseram que esperam aumentar ou aumentar muito nos próximos três meses, enquanto 61,6% acreditam que se estabilizará. Apenas 11% esperam diminuir ou diminuir muito o número de empregados em suas empresas.

Nos últimos três meses, 58,9% disseram que a situação se estabilizou, 30,4% afirmaram que diminuiu ou diminuiu muito, e 10,7% que aumentou ou aumentou muito.

Fornecedores

De acordo com 75,3% dos empresários entrevistados, os preços dos fornecedores aumentaram ou aumentaram muito em relação ao mês anterior. Apenas 5,7% dos consultados tiveram a impressão de queda.

Sobre o crescimento do estoque nos últimos três meses, 56,5% disseram que ficou igual ao planejado, enquanto 35,6% afirmaram que ficou abaixo. Apenas 7,9% relataram que os estoques ficaram acima do planejado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Pesquisa Fecomércio aponta que confiança de empresários aumenta no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui