Em uma iniciativa conjunta para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança, a Fecomércio RJ e empresários do setor de turismo anunciaram a instalação de mais de 150 câmeras de segurança na orla entre as praias do Leme e do Leblon. A parceria, formalizada nesta terça-feira (3/9), prevê ainda a criação de dois centros de monitoramento em batalhões da polícia na região.
As câmeras, que serão instaladas em frente a estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis e quiosques, transmitirão imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e para os novos centros de monitoramento nos batalhões da área. A tecnologia empregada permitirá o reconhecimento facial e de placas, auxiliando na identificação de criminosos e veículos roubados.
A iniciativa, que conta com o apoio de diversas entidades do setor de turismo e do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), visa não apenas coibir a criminalidade, mas também aumentar a sensação de segurança para turistas, moradores e empresas locais.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou o papel da entidade em garantir a manutenção das câmeras e aparelhar os centros de polícia, oferecendo à população a agilidade que ela espera no combate à criminalidade. A expectativa é que o projeto seja expandido futuramente para a Barra da Tijuca.