Feira de São Cristóvão ganha programa de apoio cultural

O programa tem como objetivo viabilizar investimentos para o setor cultural da Feira de São Cristóvão, que, desde 1945, promove a cultura nordestina no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara do Rio aprova projeto de apoio cultural à Feira de São Cristóvão no dia em que completam 33 anos da morte de Luiz Gonzaga / Reprodução

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em definitivo, nesta terça-feira (2), o Programa de Salvaguarda Cultural do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas (CLGTN), no bairro de São Cristóvão, na Zona Norte da cidade. O programa tem como objetivo captar recursos e viabilizar investimentos para o setor cultural da Feira de São Cristóvão, que, desde 1945, promove a cultura e o comércio de produtos nordestinos.

A aprovação do programa, que se deu no dia em que a morte do Rei do Baião completa 33 anos, é um esforço para que a gestão do CLGTN se reorganize e, também, uma forma de minimizar os malefícios gerados pela pandemia de Covid-19.

Na justificativa do projeto, os autores destacaram que o local está “carecendo de urgente ação da prefeitura do Rio de Janeiro no desenvolvimento de planos, estudos de viabilidades ambiental, operacional e econômica do espaço”.

O Programa de Salvaguarda Cultural do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas visa preservar e promover os bens imateriais e materiais, o patrimônio cultural nordestino manifestado em diversas práticas típicas, além de investir na formação e qualificação de profissionais da área. Ao governo, segundo o programa, cabe buscar interlocutores no setor público e na iniciativa privada para realizar a articulação dos sistemas de cultura brasileiros.

Advertisement

Assinam a proposta os vereadores Vera Lins (PP), João Mendes de Jesus (Rep), Tainá de Paula (PT), Luciano Medeiros (PSD), Reimont (PT), Vitor Hugo (MDB), Tarcísio Motta (PSOL), Dr. Carlos Eduardo (PDT), Dr. Marcos Paulo (PSOL), Thais Ferreira (PSOL), Monica Benicio (PSOL), Cesar Maia (PSDB), Chico Alencar (PSOL) e os ex-vereadores Eliel do Carmo e Prof. Célio Lupparelli.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Feira de São Cristóvão ganha programa de apoio cultural
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui